Prates defende PEC que vai garantir recursos para programas sociais | A TARDE
Atarde > Política

Prates defende PEC que vai garantir recursos para programas sociais

Prates trabalha junto a outros parlamentares para incluir a PEC do SUAS na pauta de votação com brevidade

Publicado terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 17:31 h | Atualizado em 14/02/2023, 19:26 | Autor: Da Redação
Deputado federal, Leo Prates (PDT-BA)
Deputado federal, Leo Prates (PDT-BA) -

O deputado federal Leo Prates (PDT-BA), quer aprovação da Câmara com máxima brevidade da PEC 383/2017 que garanti o repasse de 1% da receita corrente líquida da União (RCL) para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mecanismo criado para garantir a proteção social da população por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria do deputado Danilo Cabral (PSC/CE), já foi aprovada na Comissão Especial e aguarda para ser votada no plenário da Câmara.

No texto, O autor da PEC 383/2017 reforça que o corte radical das receitas orçamentárias previstas para o funcionamento da rede do SUAS despertou preocupação sobre a fragilidade do sistema no que tange a garantia de recursos para execução de suas ações ou mesmo para a manutenção da rede nacional de proteção constituída. Por isso propõe esse dispositivo constitucional para garantir ao SUAS um repasse mínimo de recursos.

O parlamentar baiano já dialoga com outros parlamentares para incluir a PEC do SUAS na pauta de votação com máxima brevidade.

“Em Salvador, fui secretário de promoção social e combate à pobreza e durante a minha gestão tive a oportunidade de trabalhar para assegurar as diretrizes do SUAS. Por isso entendo o quanto essa política é fundamental em um país de tantas desigualdades”, explica.

“Quando conheci a proposta do deputado Danilo Cabral, fiz questão de me juntar à luta, pois vejo com muita preocupação o corte de recursos em uma área tão sensível como o social. Defender o SUAS é defender a vida”, finaliza Prates.

Publicações relacionadas