Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

PERDÃO CONTESTADO

“Provocação inaceitável”, diz Lídice sobre avanço de anistia na Câmara

Tarcísio de Freitas articula para que projeto alcance também os réus no julgamento do STF

Bernardo Rêgo e Anderson Ramos
Por Bernardo Rêgo e Anderson Ramos
| Atualizada em
Lídice da Mata (PSB), líder da bancada baiana na Câmara dos Deputados
Lídice da Mata (PSB), líder da bancada baiana na Câmara dos Deputados - Foto: Bernardo Rêgo / Ag. A TARDE

Lídice da Mata (PSB), líder da bancada baiana na Câmara dos Deputados, vê com preocupação o avanço do projeto de lei que pretende conceder anistia aos condenados pelos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023.

Nos últimos dias, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), articulou a adesão de partidos do Centrão a proposta e já teria conseguido o número de votos suficiente para aprovação da Câmara.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Em conversa com a imprensa na manhã desta quinta-feira, 4, durante a entrega de viaturas para a frota da Polícia Militar de Salvador e Região Metropolitana, Lídice classificou a tentativa de perdão aos golpistas de “acintoso” e como uma provocação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia Também:

POLÍTICA

Primeiros dias do julgamento de Bolsonaro: veja momentos marcantes
Primeiros dias do julgamento de Bolsonaro: veja momentos marcantes imagem

8 DE JANEIRO

Haddad diz está preocupado com democracia após avanço da PL da Anistia
Haddad diz está preocupado com democracia após avanço da PL da Anistia imagem

AVANÇO

Articulação de Tarcísio garante maioria para votação da anistia
Articulação de Tarcísio garante maioria para votação da anistia imagem

Ele é tão acintoso em relação ao Supremo Tribunal e a Constituição brasileira, que é um gesto de provocação. Você querer impor uma anistia quando o processo está em julgamento no Supremo é inaceitável, não tem sentido. Eles querem criar uma situação de conflito entre os poderes e sustentar uma crise política

Lídice da Mata, deputada federal

Texto amplo

Tarcísio de Freitas se reuniu na noite de quarta-feira, 3, com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) para tratar sobre um processo de anistia mais amplo, que pode contemplar Jair Bolsonaro e os outros réus julgados na trama golpista.

Motta tem sinalizado dificuldade em aprovar uma anistia ampla, geral e irrestrita, mas disse a aliados que o apoio a um texto que trate do assunto cresceu na Casa e que deverá pautar o assunto nas próximas semanas.

O maior obstáculo é o alcance do texto. Uma anistia ampla enfrenta resistência do STF (Supremo Tribunal Federal) e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

8 de janeiro anistia Câmara dos Deputados Jair Bolsonaro Lídice da Mata

Relacionadas

Mais lidas