FUTURO NA POLÍTICA
Rowenna não descarta candidatura em 2026: ‘Seguirei a orientação do governador'
Nos bastidores, o nome da secretária de Educação é dado como certo nas urnas em 2026
Por Lula Bonfim e Anderson Ramos
Com o trabalho bem avaliado na Secretaria de Educação, Rowenna Brito pode alçar voos ainda mais altos na política. Nos bastidores, seu nome é dado como certo nas urnas em 2026, numa tentativa do PT, partido o qual é filiada, renovar seu quadro na Câmara dos Deputados.
Leia também
>> Projetos apresentados no Encontro Estudantil revelam avanços da ciência e educação
>> Secretária da Educação celebra dimensão do ensino público: "Potência"
Em entrevista exclusiva ao Portal A TARDE, Rowenna não descartou a possibilidade de concorrer a um cargo eletivo nas próximas eleições e afirmou que a decisão está nas mãos do governador Jerônimo Rodrigues.
“Eu estou à disposição do meu governador. Eu sou militante do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, sou filiada há anos, então o que for a orientação do meu governador eu farei”, disse a secretária durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, que acontece na Arena Fonte Nova.
“A missão que o governador Jerônimo me responsabiliza é cuidar da educação da Bahia e eu estou fazendo esse trabalho e continuarei fazendo”, acrescentou a chefe da SEC.
Menudos
Além de Rowenna Brito, outros nomes que hoje compõem o secretariado de Jerônimo Rodrigues são cotados para a próxima disputa eleitoral. Em agosto de 2023, o Portal A TARDE revelou que o senador Jaques Wagner (PT) estava incentivando alguns de seus “pupilos” a lançarem candidaturas ao Poder Legislativo.
Na época, o foco da principal liderança petista da Bahia era o grupo que ficou conhecido em 2022, durante a campanha de Jerônimo Rodrigues (PT), como “menudos”: Adolpho Loyola, hoje chefe de gabinete do governador; Éden Valadares, presidente estadual do PT; e o assessor parlamentar Lucas Reis.
De lá para cá, Wagner conseguiu convencer Jerônimo a também incentivar seus pupilos a viabilizarem suas candidaturas. Os queridos do governador seriam os secretários estaduais da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas; da Saúde, Roberta Santana; e a já citada Rowenna Brito.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes