BAHIA
‘Menudos’ do PT se dividem entre candidaturas e bastidores para 2026
Wagner e Jerônimo miram em renovação incentivando petistas ligados a eles a lançar candidaturas ao Legislativo
Por Lula Bonfim
A pré-campanha para 2026 já começou. Oficialmente, os políticos dizem que a próxima eleição está longe. Mas, na prática, eles já se articulam para viabilizar suas candidaturas e fortalecer seus partidos dentro de dois anos. Na Bahia, o partido que comanda o governo do estado, o PT, visa uma renovação de seus quadros, avaliados internamente como envelhecidos.
Em agosto de 2023, o Portal A TARDE revelou que o senador Jaques Wagner (PT) estava incentivando alguns de seus “pupilos” a lançarem candidaturas ao Poder Legislativo. Na época, o foco da principal liderança petista da Bahia era o grupo que ficou conhecido em 2022, durante a campanha de Jerônimo Rodrigues (PT), como “menudos”: Adolpho Loyola, hoje chefe de gabinete do governador; Éden Valadares, presidente estadual do PT; e o assessor parlamentar Lucas Reis.
LEIA TAMBÉM:
>> Geraldo Jr. acumula dívida milionária após campanha; confira
De lá para cá, Wagner conseguiu convencer Jerônimo a também incentivar seus pupilos a viabilizarem suas candidaturas. Os queridos do governador seriam os secretários estaduais da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas; da Saúde, Roberta Santana; e da Educação, Rowenna Brito.
Mas o Portal A TARDE apurou que nem todos os escolhidos por Jerônimo e Wagner toparam o desafio. Adolpho Loyola e Felipe Freitas, por exemplo, rejeitaram todos os pedidos direcionados a eles até aqui. Os dois petistas militantes afirmam que gostam de cumprir seus papeis de articuladores políticos e, como contraproposta, já se disponibilizaram para coordenar a campanha à reeleição do governador em 2026.
LEIA TAMBÉM:
>> Lula telefona e promete estar na posse de Luiz Caetano
No sentido contrário, outros dois petistas da nova geração já estão se mobilizando para viabilizar suas candidaturas. São os casos de Lucas Reis e Rowenna Brito. Ambos tiveram participação intensa nas eleições municipais de 2024, em contato constante com candidatos a prefeito ligados à base do governador Jerônimo.
Interlocutores próximos à cúpula do governo do estado avaliam, inclusive, que Lucas Reis não apenas é visto como candidato certo, mas também é um dos favoritos a puxar a lista de mais bem votados da base governista. Assessor de Wagner, ele deve ter o apoio político do senador e também de muitos prefeitos do interior baiano.
LEIA TAMBÉM:
>> Wagner reforça apoio a Caetano e alfineta ACM Neto: “Segure sua onda”
Questionado pelo Portal A TARDE, Lucas Reis disse que seu nome ainda não está colocado, mas confirmou que os quadros no entorno de Wagner devem ter uma candidatura a deputado federal em 2026.
“Este grupo mais próximo do senador Jaques Wagner, a nossa ideia é ter uma candidatura a deputado federal em 2026. Apenas uma. Porque o deputado federal tem um peso maior e nós não queremos fazer nenhuma maluquice. Meu nome é uma possibilidade. Está perto e a gente vai decidir logo ali. Quando acabar o segundo turno [em Camaçari], mais um mês ou dois, de repente em janeiro. Vamos reunir todo mundo e decidir quem é, mas tem outros nomes, muitos nomes. Se for o meu, eu já estou correndo mesmo, vou continuar correndo. É o que eu sempre fiz na vida”, afirmou o assessor parlamentar.
LEIA TAMBÉM:
>> PT, PCdoB e PSB declaram apoio à recondução de Muniz para presidência
Com a iminente confirmação da candidatura de Lucas como a única dos “menudos” — apelido que, após a matéria do Portal A TARDE, virou nome de grupo no WhatsApp com os três pupilos de Wagner —, também ficou inviável a candidatura do dirigente partidário petista Éden Valadares, que tem interesse em um dia disputar um cargo eletivo, mas espera o momento de ser apoiado pelo grupo.
Representação feminina
A movimentação de Rowenna no interior foi um pouco mais discreta que a de Lucas, mas a secretária de Educação já tem investido bastante na possibilidade de ser candidata. Cada vez mais, a jovem professora se preocupa com a forma de aparecer publicamente, apostando em uma assessoria que profissionalizou inclusive as redes sociais.
LEIA TAMBÉM:
>> CMS: prefeito retira pedido de empréstimo para compra de novos ônibus
Nos bastidores, a titular da Educação estadual evita falar em candidatura e mantém o foco de seu discurso nas ações Secretaria, em um trabalho que tem sido muito bem avaliado no seio do governo do estado. Em uma agenda com Jerônimo na semana após o primeiro turno, ela foi perguntada se estava se preparando para se tornar parlamentar. Rowenna sorriu e disse: “sou professora”.
Quem também pode ser candidata é a secretária Roberta Santana. Com participação intensa nas eleições deste ano em Feira de Santana, ela é vista como provável postulante do PT à prefeitura da Princesa do Sertão em 2028, substituindo o deputado federal Zé Neto (PT), derrotado pela sexta vez na cidade.
LEIA TAMBÉM:
>> Sidninho revela acordo para PP ganhar secretaria em Salvador
A dúvida no seu entorno é se Roberta deve ser candidata ao Legislativo em 2026, já se preparando para o ritmo de uma campanha, ou se ela deve se resguardar para 2028.
“Se Roberta for candidata a deputada federal ou estadual em 2026, certamente ela será eleita. É impossível um secretário de Saúde não ser eleito se ele se prepara adequadamente para isso. A Sesab é uma máquina muito forte. Então, ela não precisa de um teste. Só vai se quiser”, afirmou, sob sigilo, um integrante da cúpula do governo Jerônimo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes