POLÍTICA
Saiba onde os condenados pela trama golpista vão cumprir pena
Penas de até 27 anos serão cumpridas em locais distintos

Por Isabela Cardoso

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou nesta terça-feira, 25, o trânsito em julgado das ações penais relacionadas à tentativa de golpe de estado no país. Horas após a decisão, quatro condenados foram presos para início do cumprimento das penas: os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.
A medida marca uma nova fase do processo que apura o planejamento e a execução de ações golpistas, consideradas pelo STF como uma das mais graves ameaças recentes ao Estado democrático de direito.
Onde cada condenado cumprirá pena
A partir da decisão, os condenados foram encaminhados para unidades distintas, de acordo com as normas que regulamentam o regime de custódia de autoridades e militares de alta patente.
Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 7 meses por participação na articulação golpista, permanece na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. O ex-presidente está detido desde sábado, 22, em uma sala de Estado Maior, condição prevista em lei para autoridades que não podem ser enviadas a celas convencionais.
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, cumprirá seus 24 anos de pena na Estação Rádio da Marinha, na DF-001, em Santa Maria.
Anderson Torres, também condenado a 24 anos, seguirá para a mesma unidade militar destinada a Garnier.
General Augusto Heleno, condenado a 21 anos de prisão, e general Paulo Sérgio Nogueira, sentenciado a 19 anos, foram conduzidos ao Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília.
Leia Também:
Instalações reservadas a autoridades
Enquanto permanecer na sede da PF, Bolsonaro terá direito a uma estrutura diferenciada, conforme previsto na legislação para detenção de autoridades de alto escalão. A sala possui cama de solteiro, mesa, televisão, armário, ar-condicionado, banheiro privativo e frigobar.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



