TRANSPORTE PÚBLICO
Saiba qual deve ser a 1ª cidade baiana com tarifa zero de ônibus
Município anunciou reajuste da passagem recentemente
Por Anderson Ramos
Na virada do ano, várias cidades anunciaram reajuste na passagem do transporte público. Em Alagoinhas, cidade do Litoral Norte baiano, não foi diferente. A partir da próxima segunda-feira, 27, o preço passa de R$ 4,10 para R$ 4,30, um aumento de 4,8%.
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Apesar disso, o prefeito Gustavo Carmo (PSD) tem como uma das prioridades em seu plano de governo a execução do programa que prevê a tarifa zero nos ônibus do município. Se a proposta sair do papel, Alagoinhas será a primeira cidade da Bahia a ter gratuidade na passagem.
Para o Portal A TARDE, Gustavo Carmo destacou que a proposta é uma meta que será perseguida por sua administração, mas que não será de fácil aplicação. Embora reconheça a dificuldade de tornar a ideia em realidade, ele informou que os primeiros passos já foram dados.
O gestor informou que a Câmara Municipal já aprovou a adesão ao PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] para a aquisição de 50 novos ônibus ao custo de R$ 35 milhões. A expectativa da gestão é que a frota da cidade, que hoje é de 38 ônibus, seja ampliada.
Além disso, o Legislativo também já deu aval para a criação do Fundo de Transporte que vai financiar, entre outras coisas, o subsídio que tornará possível a tarifa zero no município.
“Estamos em um projeto de planejamento. Não é uma tarefa fácil. Ainda estamos sem condições de dar uma previsão. É um caminho longo a ser percorrido, mas iremos em busca desse objetivo”, disse o prefeito
“É uma política pública que visa facilitar o acesso das pessoas, especialmente as mais vulneráveis, ao sistema de transporte, fazendo com que seja acessível a todos”, iniciou Hilton Ribeiro, secretário de Mobilidade e Ordem Pública (Semorp).
Para o chefe da pasta, além de garantir um direito básico para a população, a iniciativa pode trazer benefícios em áreas diversas da cidade.
“Melhora o comércio, porque as pessoas transitam mais. Melhora a fluidez do trânsito, porque as pessoas que têm carro deixam os carros para andar de ônibus, então tem uma melhoria na mobilidade, com a menor circulação de veículos, o que consequentemente gera também um benefício ambiental. Além disso, com menos veículos nas ruas, o risco de acidente é menor, o que gera menos custo para o sistema de saúde. É só benefício”, elencou Hilton Ribeiro.
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