POLÍTICA
"Sem conciliação": Heloísa Helena volta ao Congresso e ataca Lula
Ex-senadora assumiu vaga deixada por Glauber Braga (PSOL-RJ) que teve o mandato suspenso por seis meses

Por Yuri Abreu

Ao tomar posse na Câmara dos Deputados, na terça-feira, 16, Heloísa Helena (Rede-RJ) mandou um recado ao governo Lula (PT) — ela assumiu a vaga de Glauber Braga (PSOL-RJ), que teve o mandato suspenso por seis meses.
Durante discurso, a ex-senadora pelo estado Alagoas — atualmente o domicílio eleitoral dela é o Rio de Janeiro — e uma das fundadoras do PSOL fez críticas à gestão do petista, refirmando que vai atuar sem alinhamento com o Palácio do Planalto.
Leia Também:
Heloísa ainda relembrou o histórico de ruptura com o PT, citando a reforma da Previdência, aprovada em 2003, no governo Lula 1, quando ela ainda era do PT. Expulsa do partido após votar contra a proposta, afirmou que a medida representou retirada de direitos dos trabalhadores.
"Neste plenário, eu e outros parlamentares enfrentamos circunstâncias humilhantes por defender servidores públicos diante de uma reforma da Previdência que retirava direitos. Lutarei sem conciliação com o governo federal em qualquer traição de classe. Estarei aqui sem abrir uma única concessão a quem concilia com o capital", disparou.
Embate com Marina Silva
Eleita senadora em 1998, Heloísa Helena permaneceu no cargo até 2007. Após deixar o PT, foi uma das fundadoras do PSOL e disputou a Presidência da República em 2006, terminando a eleição em terceiro lugar. Atualmente é filiada à Rede Sustentabilidade.
A posse da alagoana reacende um embate interno na Rede Sustentabilidade, partido que integra em federação com o PSOL. Rompidas desde 2022, Heloísa Helena e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, simbolizam a divisão no diretório nacional da legenda.
O conflito entre as duas se aprofundou após a disputa pelo comando da Rede, vencida por Heloísa, e é marcado por críticas à presença do partido na Esplanada. A ex-senadora mantém uma postura de enfrentamento ao PT desde que foi expulsa da legenda, em 2003.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



