Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

PROPOSTA

Senado aprova spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres

Projeto de autoria da deputada Gorete Pereira (MDB-CE) segue para sanção presidencial

Rodrigo Tardio
Por
Regras limitam compra para menores e barram pessoas com antecedentes criminais
Regras limitam compra para menores e barram pessoas com antecedentes criminais - Foto: Reprodução

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, 30, o Projeto de Lei 727/2026, que autoriza mulheres a utilizarem spray de pimenta para fins de defesa pessoal.

A proposta, de autoria da deputada federal Gorete Pereira (MDB-CE), segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Pelo texto, o porte do equipamento vai ser permitido para mulheres a partir de 16 anos, mas o comércio será controlado por critérios de idade e antecedentes criminais.

Regras

A comercialização do spray vai ter regras distintas para menores de idade. Jovens de 16 e 17 anos só vão poder adquirir o produto mediante autorização formal de um responsável legal.

Para as mulheres maiores de 18 anos, a compra é liberada, desde que apresentado documento oficial com foto, comprovante de residência fixa e Certidão de Antecedentes Criminais.

Ficam impedidas de comprar o spray mulheres com condenações por crime doloso — quando há intenção de cometer o delito — que envolvam violência ou grave ameaça.

Leia Também:

EMBATE

Licitação de kits escolares em Tucano deixa Prefeitura na mira do TCM
Licitação de kits escolares em Tucano deixa Prefeitura na mira do TCM imagem

REDES SOCIAIS

Prefeito de Itapé usava fotos pessoais em resultados da gestão
Prefeito de Itapé usava fotos pessoais em resultados da gestão imagem

DENÚNCIA

Contrato de internet da Prefeitura de São Felipe entra na mira do TCM
Contrato de internet da Prefeitura de São Felipe entra na mira do TCM imagem

Critérios técnicos

A proposta também estabelece limites rígidos para o uso e a fabricação do dispositivo. O texto determina que o spray só vai poder ser acionado de forma "moderada" e para repelir agressão "injusta, atual ou iminente", com interrupção imediata do jato assim que a ameaça for neutralizada.

Em caso de furto ou roubo do equipamento, a proprietária deve registrar Boletim de Ocorrência em até 72 horas.

Quanto às especificações técnicas, os frascos de aerossol líquido poderão comportar o limite máximo de 50 ml. Os modelos deverão seguir as normas de regulamentação e fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Exército Brasileiro.

O relator da matéria no Senado, senador Laércio Oliveira (PP-SE), defendeu a medida como um avanço institucional.

"A proposta fortalece políticas públicas de proteção às mulheres, uniformiza a disciplina nacional sobre sprays de extratos vegetais e cria mecanismos de rastreabilidade e capacitação. São pontos positivos o fortalecimento da defesa e a padronização", afirmou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

defesa pessoal direitos das mulheres Senado spray de pimenta

Relacionadas

Mais lidas