Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Senado debate impacto da reforma tributária na saúde e educação

Izalci Lucas é o chefe do grupo de trabalho criado para apresentar sugestões de ajustes ao projeto de regulamentação

Agência Senado

Por Agência Senado

08/09/2024 - 23:21 h
Izalci Lucas
Izalci Lucas -

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza nesta quinta-feira, 12, mais uma audiência pública para debater os impactos da reforma tributária, desta vez sobre os setores de saúde e educação.

A reforma foi promulgada em dezembro de 2023, com a Emenda Constitucional 132. Neste momento, está em tramitação no Senado o PLP 68/2024, projeto de lei complementar que regulamenta a reforma.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O projeto

O PLP 68/2024 é uma iniciativa do Executivo. Em julho, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto, que então seguiu para o Senado.

O texto agora está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ao mesmo tempo, a CAE vem promovendo debates sobre a regulamentação. Já foram apresentadas mais de mil emendas ao projeto.

O PLP 68/2024 detalha as regras de unificação dos tributos sobre o consumo, os casos de diminuição da incidência tributária e as normas para a devolução do valor pago, conhecido como cashback.

A regulamentação da reforma tributária é uma exigência da Emenda Constitucional 132, que estipulou a substituição de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por outros três: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo. O objetivo é simplificar e modernizar o sistema tributário brasileiro, após décadas de tentativas no Congresso sem êxito.

A reunião da CAE será realizada na sala 19 da ala Alexandre Costa (veja a lista de convidados para o debate).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Educação reforma tributária Saúde Senado

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Izalci Lucas
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Izalci Lucas
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Izalci Lucas
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Izalci Lucas
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x