DEPOIMENTO
Senado: Do Val detalha à PF suposto plano de Bolsonaro
Senador presta depoimento com os passos dados em esquema contra o ministro do STF
Por Da Redação
O senador Marcos Do Val (Podemos) disse para a Polícia Federal (PF) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB) teriam montado um plano de espionagem contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Do Val disse que o plano estava alinhado com Bolsonaro, chamado de 01 por Silveira, e que o ex-chefe do Executivo poderia agendar um encontro, em local não determinado, com ele. O depoimento foi dado nesta quinta-feira, 2.
>> Senador diz que Bolsonaro tentou coagi-lo a articular golpe
Silveria ainda teria batizado o esquema como “missão para salvar o Brasil”, termo que foi utilizado em prints de conversas que estariam relacionadas com o mesmo. Após marcar o encontro com Bolsonaro e Silveira, Do Val disse que contou o fato para Moraes. E perguntou se poderia encontrar o ministro um dia antes da reunião com Bolsonaro, que naquele momento estava agendada para o dia 8 de dezembro.
O ministro do STF teria autorizado o encontro com Silveira e o ex-presidente. O aliado de Bolsonaro, então, pediu para Do Val não ir ao encontro em carro oficial, pois seria melhor não aparecer como “senador”.
No encontro, conversaram sobre a perda da eleição e sobre os acampamentos bolsonaristas que estavam montados em Brasília. Em determinado ponto da conversa, Silveira questionou se Do Val iria cumprir a “missão importantíssima".
Ele perguntou se o senador gravaria uma conversa com o ministro Alexandre de Moraes, e se ele conduziria a conversa para o ministro falar algo “fora das quatro linhas”. Do val então teria questionado se não seria “ilegal”.
O senador, então, teria pedido um tempo para pensar na questão e passou as informações para Moraes, que considerou a situação “ridícula”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes