Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PELOURINHO

Tragédia em igreja: Lula critica falta de dinheiro em tombamentos

"Para quê tombar se não tem responsabilidade de cuidar?", questionou o presidente sobre desabamento no Pelourinho

Por Anderson Ramos

06/02/2025 - 9:10 h | Atualizada em 06/02/2025 - 12:08
Lula lamentou tragédia na igreja
Lula lamentou tragédia na igreja -

Ao comentar o desabamento do teto na Igreja de São Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou a falta de planejamento orçamentário nos processos aprovados de tombamento no Brasil. A tragédia na igreja localizada no Centro Histórico de Salvador, deixou uma pessoa morta e outras cinco feridas.

Leia Também:

“Eu vejo um monte de prédio tombado na Bahia, no Rio de Janeiro, em Pernambuco, em São Paulo e o cidadão que fez o tombamento, que aprovou a lei não coloca um orçamento para que isso seja conservado. Você tomba e a coisa vai apodrecendo, caindo, então para quê tombar se não tem responsabilidade de cuidar? Quando há o tombamento de uma obra de arte, de um prédio qualquer, é importante que seja acompanhado de um orçamento para que a gente tenha certeza que aquilo vai ser tombado de verdade e que vai ser preservado para a história”, disse o presidente em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, nesta quinta-feira, 6.

“Nós precisamos rever isso porque senão a gente vai ter muitas coisas tombadas no Brasil caindo. Temos que ter responsabilidade ao fazer o tombamento de qualquer prédio público que queira tombar. É colocar dinheiro para que aquilo seja mantido e que tenha gente preparada para fazer a manutenção”, acrescentou Lula.

Leia Também:

O chefe do Executivo nacional ainda se solidarizou com os familiares das vítimas do desabamento. “Eu lamento pela queda da igreja e presto a minha solidariedade às pessoas que foram vítimas deste acidente e espero que sirva de lição para a gente não permitir que isso aconteça novamente”, comentou.

Visita do Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tinha uma visita técnica agendada na Igreja de São Francisco de Assis nesta quinta-feira, 6.

Em nota, o órgão informou que a visita foi marcada após pedido protocolizado na tarde da última segunda, 3, para avaliação de uma dilatação do forro do teto da igreja, sem indicação de situação emergencial. Ainda segundo o comunicado, não houve qualquer comunicado da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros ou outros órgãos a respeito de eventuais riscos.

O Iphan ainda disse que vem investindo na preservação e na restauração da igreja, a exemplo das ações de restauro dos painéis de azulejaria portuguesa no valor de R$ 4,1 milhões, concluído em maio de 2023, e a elaboração do projeto de restauração total da Igreja e do Convento, atualmente em andamento, no valor de R$ 1,2 milhão.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia centro histórico de salvador críticas desabamento desabamento do teto na Igreja de São Francisco igreja de são francisco Lula orçamento Salvador tombamento Tragédia Tragédia em igreja tragedia em Salvador Tragédia no Pelourinho

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula lamentou tragédia na igreja
Play

Marçal encontra Trump após posse e faz apelo; assista

Lula lamentou tragédia na igreja
Play

"Ninguém vai parar de chamar de Xandão", diz Lula a Moraes; veja

Lula lamentou tragédia na igreja
Play

Prefeito chega em carro de boi para tomar posse; assista

Lula lamentou tragédia na igreja
Play

Vídeo: Filho de Bolsonaro eleito vereador é vaiado em posse

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA