NÚCLEO 2
Trama golpista: veja quem o STF tornou réu nesta terça-feira
Cinco ministros da Primeira Turma da Corte acataram a denúncia da PGR
Por Redação

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus nesta terça-feira, 22, mais seis pessoas acusadas de participarem da tentativa de golpe de estado no dia 8 de janeiro.
Com relatoria do ministro Alexandre de Moraes, os novos réus integraram o chamado "núcleo 2" da trama golpista. Durante o julgamento, o magistrado acatou a denúncia da Procuradoria-Geral da República, e foi seguido pelos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Leia Também:
Entre as acusações deste grupo estão, o uso da máquina pública para dificultar o acesso de eleitores aos locais de votação no segundo turno das eleições de 2022, que culminou na derrota de Jair Bolsonaro (PL), a exemplo da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Saiba quem são os réus
Silvinei Vasques – ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na gestão de Jair Bolsonaro;
Fernando de Sousa Oliveira – ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do DF;
Filipe Garcia Martins Pereira – ex-assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência;
Marcelo Costa Câmara – coronel do Exército e ex-assessor de Bolsonaro;
Marília Ferreira de Alencar – delegada da Polícia Federal e ex-subsecretária de Segurança Pública da Distrito Federal; e
Mário Fernandes – general da reserva do Exército e “kid preto”.
Veja

Com a decisão, os citados vão responder por crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Após essa etapa, a Suprema Corte vai realizar um novo julgamento para decidir se os envolvidos são culpados ou inocentes. Ainda não há data para que isso acontença.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes