Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

GUERRA?

Trump autoriza CIA a derrubar Maduro e cogita invasão à Venezuela

Determinação seria tirar o presidente venezuelano do poder preso ou mesmo morto

Redação

Por Redação

15/10/2025 - 18:07 h
Trump discursa durante coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca.
Trump discursa durante coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca. -

O governo Donald Trump autorizou a CIA, agência de espionagem dos Estados Unidos, a realizar operações secretas e letais dentro da Venezuela com o objetivo de derrubar o ditador Nicolás Maduro.

A informação foi antecipada pelo jornal The New York Times e confirmada por Trump horas depois, em conversa com a imprensa na Casa Branca.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A ideia é ampliar a pressão nas próximas semanas com operações militares nos arredores da Venezuela, sem invadir o país, e trabalhar com a inteligência americana para capturar Maduro. A determinação seria tirá-lo preso ou mesmo morto, e este é o sinal que os americanos querem dar para que o ditador se entregue e deixe o poder voluntariamente.

Leia Também:

A autorização formal dada por Trump significa que a CIA tem agora permissão de agir unilateralmente na Venezuela ou em conjunto com uma operação militar de larga escala —isto é, uma invasão, cenário extremo temido por Caracas.

Para a Folha de S.Paulo, um interlocutor ligado ao governo Trump comparou à operação à mesma que levou ao assassinato do major-general Qassim Suleimani, chefe da máquina de segurança do Irã morto por um ataque de drone dos EUA perto do aeroporto de Bagdá em 2020.

Além da mudança no regime, a operação dos EUA teria ainda outros objetivos, como mandar sinais a toda a América Latina, incluindo o Brasil, de que se não houver o controle da atuação do crime organizado em território americano, a reação dos EUA será dura. O principal destinatário do recado seria o México.

Outro objetivo seria mostrar também a característica do rebatizado Departamento de Defesa, renomeado por Trump de Departamento de Guerra, de que os EUA agem na ofensiva.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

América-Latina cia Donald Trump Nicolás Maduro operações secretas venezuela

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Trump discursa durante coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca.
Play

Fim da escala 6x1? Senado decide destino da jornada trabalhista

Trump discursa durante coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca.
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

Trump discursa durante coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca.
Play

Tarifa zero é viável? Haddad faz radiografia no transporte público

Trump discursa durante coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca.
Play

Brasil e delegações deixam salão em protesto a Netanyahu na ONU

x