POLÍTICA
União Brasil ensaia apoio a Tarcísio em 2026; baianos apoiam
Governador de São Paulo deve ser candidato ao Planalto

Por Cássio Moreira

A bancada baiana de deputados federais do União Brasil ensaia, nos bastidores, um apoio à candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ao Palácio do Planalto em 2026. A informação foi apurada pelo Portal A TARDE nas últimas semanas, em conversas com pessoas próximas aos parlamentares baianos.
Leia Também:
O entendimento é que Tarcísio hoje é, dentro do campo da direita, o único nome capaz de se forjar como competitivo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que já tinha resistência do União Brasil, na disputa, o caminho fica aberto para que o governador de São Paulo seja 'ungido' como postulante do bolsonarismo e da centro-direita.
Lançado como pré-candidato a presidente pelo União Brasil no começo de 2025, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, não tem alcançado os números esperados nos levantamentos recentes, o que ligou o sinal de alerta para que o bloco recue da sua candidatura e evite um 'fracasso' nas urnas.
Um dos entusiastas, de acordo com uma das fontes consultadas pelo Portal A TARDE, é o deputado federal Arthur Maia, integrante da 'tropa de choque' do União Brasil baiano. A ideia é que uma dobradinha entre Tarcísio e ACM Neto, aposta do partido para o governo do Estado, é mais segura em uma eventual nacionalização das eleições.
Nas últimas semanas, o União Brasil tem intensificado as movimentações para romper com o governo Lula, na tentativa de se afastar do Palácio do Planalto e abrir margem para apoio ao governador de São Paulo. A saída da sigla da Esplanada dos Ministérios foi articulada nos bastidores por ACM Neto.
Tarcísio será candidato em 2026?
Tarcísio de Freitas é apontado como o sucessor de Jair Bolsonaro nas urnas em 2026, mesmo não tendo sinalizado, até o momento, a intenção de ser candidato a presidente da República. Levantamentos recentes mostram o governador de São Paulo em segundo nas intenções de voto, atrás do presidente Lula, que surge com tendência de reeleição ainda no primeiro turno em alguns dos cenários estipulados.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes