Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DOSIMETRIA

Veja como votaram os senadores da Bahia em PL que beneficia Bolsonaro

Projeto agora segue para sanção ou veto do presidente Lula

Yuri Abreu

Por Yuri Abreu

18/12/2025 - 7:52 h | Atualizada em 18/12/2025 - 8:39
Plenário do Senado aprovou PL da Dosimetria, por maioria
Plenário do Senado aprovou PL da Dosimetria, por maioria -

O Projeto de Lei da Dosimetria — que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de outros condenados pela participação nos ataques de 8 de Janeiro de 2023 — aprovado na noite de quarta-feira, 17, no Senado, por 48 votos a favor e 25 contrários, dividiu os representantes baianos na Casa.

O texto, após longo debate no dia de ontem, agora segue para sanção — ou veto — do presidente Lula (PT). O documento estabelece um mecanismo para avançar na progressão do regime para quem cumpre pena por crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Além disso, a redução de dois terços (2/3) da pena para os chamados "vândalos comuns" do 8 de Janeiro também é prevista na proposta. Com a aprovação, o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão, pode cumprir apenas dois anos e quatro meses em regime fechado, caso o texto seja sancionado pelo petista.

Leia Também:

Como votaram Wagner, Otto e Coronel?

Entre os três senadores baianos, Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) votaram contra o PL da Dosimetria. Por sua vez, Angelo Coronel se absteve de votar.

Lula veta ou sanciona?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou a interlocutores que pretende vetar o PL da Dosimetria, projeto que reduz penas dos condenados na trama golpista, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, fez críticas a Jaques Wagner, líder do governo no Senado, chamando a decisão do Congresso de "grave retrocesso".

"A redução das penas de Jair Bolsonaro e demais golpistas, aprovada agora à noite no Senado, é um desrespeito à decisão do STF e um grave retrocesso na legislação que protege a democracia. A condução desse tema pela liderança do governo no Senado na CCJ foi um erro lamentável, contrariando a orientação do governo que desde o início foi contrária à proposta", escreveu ela em seu perfil no X (antigo Twitter).

A ministra ainda reforçou que Lula vetará o projeto, além de afirmar que “condenados por atentar contra a democracia têm de pagar por seus crimes.”

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

8 de janeiro Angelo Coronel Bolsonaro JAQUES WAGNER Lula otto alencar PL da Dosimetria

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Plenário do Senado aprovou PL da Dosimetria, por maioria
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Plenário do Senado aprovou PL da Dosimetria, por maioria
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Plenário do Senado aprovou PL da Dosimetria, por maioria
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Plenário do Senado aprovou PL da Dosimetria, por maioria
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

x