Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

MOBILIDADE URBANA

Veja o valor do subsídio que Salvador quer destinar ao transporte

Proposta estabelece o limite máximo total de R$ 67 milhões

Anderson Ramos
Por
Subsídio vai evitar rejsute maior de tarifa.
Subsídio vai evitar rejsute maior de tarifa. - Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) enviou para a Câmara Municipal de Salvador, nesta quarta-feira, 12, o projeto de lei que autoriza a concessão de subsídio ao serviço de transporte público de passageiros da capital baiana.

Leia Também:

BAHIA

Governo sanciona subsídio de R$ 30 milhões para ônibus da RMS
Governo sanciona subsídio de R$ 30 milhões para ônibus da RMS imagem

BAHIA

Subsídio municipal de R$ 13 mi ao transporte não possui origem de orçamento
Subsídio municipal de R$ 13 mi ao transporte não possui origem de orçamento imagem

TRANSPORTE PÚBLICO

Subsídio à tarifa de ônibus em 2025 é “muito difícil”, diz Bruno Reis
Subsídio à tarifa de ônibus em 2025 é “muito difícil”, diz Bruno Reis imagem

A proposta estabelece o limite máximo total de R$ 67 milhões, sendo até R$ 63 milhões para as concessionárias de ônibus convencional, e de até R$ 4 milhões para os delegatários do subsistema de transporte especial complementar (STEC), os chamados “amarelinhos”.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A proposição cumpre o objetivo de dar cumprimento ao disposto no art. 1º da Lei nº 9.872, de 17 de outubro de 2025, que condiciona a concessão de subsídio à prévia autorização legislativa específica.

“A medida visa assegurar a modicidade tarifária, a universalidade e a continuidade do serviço público essencial de transporte coletivo urbano, mitigando os efeitos decorrentes da elevação dos custos operacionais do setor e preservando o equilíbrio econômico-financeiro dos instrumentos de delegação, em conformidade com a legislação municipal vigente e com as diretrizes da política pública de mobilidade urbana sustentável do Município de Salvador”, justificou ba prefeitura.

Sem reajuste

Sem o custeio da prefeitura, a tarifa dos transportes públicos poderia chegar a R$ 6,02, tornando a capital baiana a terceira cidade com a passagem mais cara do Brasil. Atualmente, os passageiros desembolsam R$ 5,60 para utilizarem o serviço.

Apesar da medida cobrir os déficits tarifários, isto. é, a diferença que falta para o custo real do sistema de transporte, a ação não impede o anúncio de novos reajustes tarifários, como acontece anualmente na cidade, geralmente anunciada nos meses de janeiro ou fevereiro.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Bruno Reis subsídio tarifa de ônibus transporte público

Relacionadas

Mais lidas