Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TURILÂNDIA

Vereador preso assume prefeitura de Maranhão após queda de prefeito

Vereador assume cargo depois de prisão de prefeito por corrupção

Gabriela Araújo

Por Gabriela Araújo

28/12/2025 - 11:28 h
Vereador também cumpre prisão domiciliar
Vereador também cumpre prisão domiciliar -

O presidente da Câmara Municipal de Turilândia, vereador José Luís Araújo Diniz, conhecido como Pelego (União Brasil), que está preso domiciliarmente, assumiu, de forma interina, a prefeitura da cidade, localizada no município do Maranhão.

A posse de Pelego, que é investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), para o novo cargo ocorre após a Justiça determinar o afastamento do prefeito Paulo Curió (União) e da vice-prefeita Tânya Mendes (PRD).

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

O político assumiu o cargo na última sexta-feira, 26, após a oficialização no Diário Oficial. Com a saída de Pelego, a Câmara passou a ser comandada pela vice-presidente, vereadora Inailce Nogueira Lopes, que também cumpre prisão domiciliar.

Esquema milionário e prisão domiciliar: entenda situação de vereadores

O agora prefeito interino, Pelego, é um dos investigados na Operação Tântalo II por desvio de mais de R$ 56 milhões dos cofres públicos de áreas como Saúde e Assistência Social.

O Ministério Público, segundo informações do jornal O Globo, afirma que a organização criminosa se instalou no poder de Turilândia, resultando na prisão do prefeito Paulo Curió que se entregou às autoridades e foi preso, assim como a sua vice.

Além deles, empresários, servidores, dez vereadores e um ex-vereador são suspeitos de participar do esquema. Além de indícios de organização criminosa, há também suspeitas dos seguintes crimes

  • fraude à licitação;
  • corrupção ativa e passiva;
  • peculato;
  • lavagem de dinheiro, entre 2021 e 2025.

Sessões na Câmara de Vereadores

Pelego e outros vereadores que cumprem prisão domiciliar foram autorizados pela Justiça a só saírem de casa para participar de sessões na Câmara previamente marcadas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

brasil maranhão vereador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Vereador também cumpre prisão domiciliar
Play

Prefeito promete Calcinha Preta, entrega samba e revolta população

Vereador também cumpre prisão domiciliar
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Vereador também cumpre prisão domiciliar
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Vereador também cumpre prisão domiciliar
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

x