53 escolas municipais ganharão implantação de energia solar | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Metropolitana

53 escolas municipais ganharão implantação de energia solar

Implantação de geração elétrica reduzirá aproximadamente 460 toneladas de gás carbônico na atmosfera

Publicado sexta-feira, 19 de agosto de 2022 às 08:57 h | Autor: Da Redação
Assinatura da ordem de serviço acontecerá nesta sexta-feira,19
Assinatura da ordem de serviço acontecerá nesta sexta-feira,19 -

A Região Metropolitana de Salvador irá sediar, em Lauro de Freitas, usinas solares em cerca de 53 escolas municipais. A larga acontecerá, nesta sexta-feira, 19, com a assinatura da ordem de serviço por parte da prefeita Moema Gramacho. Neste sentido, aproximadamente 460 toneladas de gás carbônico na atmosfera serão reduzidos, até 2047.

O evento de inauguração do serviço está previsto para ocorrer às 14h, na Escola Municipal Jardim Talismã, situada no bairro de Itinga. Para isso, as obras iniciam ainda nesta semana, com projeção de entrega em três meses.

A ferramenta optada corresponde a "Ferrari" solar, que possui padrão altamente moderno, além de um otimizador de potência. No geral, 1.900 placas solares serão instaladas. 

Com a projeção de evitar choques elétricos - ainda que, eventualmente, os cabos sejam cortados, o sistema tem proteção especial. A prioridade se consolidou por meio da determinação do setor de iluminação pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP).

"Esse é um sistema israelense, que tem uma tecnologia patenteada chamada Safe DC. Modalidade, fundamental para a proteção de alunos, professores e prestadores de serviço. Um investimento importante para que a gente tenha um futuro mais sustentável e seguro", explica o coordenador do setor, Rosalvino Queiroz.

Ainda nesta sexta, as unidades de ensino vão obter a emissão da Ordem de Serviço (OS) para a climatização dos locais. Esse documento está previsto para ser assinado no Colégio Dois de Julho, no bairro da Itinga, às 15h30. 

Publicações relacionadas