SALVADOR
Ex-presidente do IBAMA marcará presença na Sala A TARDE
Eduardo Bim e outros palestrantes participação do primeiro painel do dia 2, com o tema “Estrutura Náutica”
Por Isabela Cardoso
A Bahia é o estado brasileiro que conta com a maior quantidade de municípios defrontantes ao mar e contempla a maior área costeira da Amazônia Azul, com 1.100 km e 36 municípios, além da Baía de Todos-os-Santos, que é a segunda maior baía do mundo e a maior do Brasil.
Tendo esses dados como mote, a Sala A TARDE, grande novidade do II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, sediará o Meeting Economia do Mar, no dia 17 de maio (sexta-feira), no Wish Hotel da Bahia, em Salvador.
O encontro reunirá dezenas de convidados, entre CEOs, gestores públicos, autoridades e empresários, que terão a oportunidade de assistir a grandes e atuais discussões que envolvem os setores econômicos de peso ligados à Economia do Mar. A abertura do evento, às 14h, será realizada por Mila Paes, Secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador. Após sua fala, o espaço receberá 04 painéis, durante toda a tarde.
O primeiro painel vai descortinar o tema “Estrutura Náutica” e contará com as participações do gestor de marinas Marco Antonio Costa, de Leandro “Mané” Ferrari, criador do projeto “Marina Legal”, do especialista em economia náutica José Raimundo Zacarias e do ex-presidente do IBAMA, Eduardo Bim.
Em entrevista ao Portal A TARDE, Mané Ferrari explicou que o projeto Marina Legal tem a sustentabilidade plena como pilar essencial, junto à cadeira produtiva do setor náutico.
“A gente trabalha a economia do mar nos principais pilares da indústria, comércio, serviço e o turismo como base setor de todos esses. É ver o quanto é benéfico nós termos infraestrutura de apoio náutico sustentável. Onde, com a união dos órgãos, a gente consegue fazer com que se crie documentos e possibilidades junto aos órgãos ambientais para dar segurança jurídica necessária para que a gente possa legalizar nossas estruturas”, ressalta.
Ainda no quesito sustentabilidade na área náutica, o licenciamento ambiental na zona costeira é o principal instrumento de controle da política nacional de meio ambiente, como afirma o ex-presidente do IBAMA, Eduardo Bim.
“É sobre as competências para ações de licenciamento na zona costeira. É um dos instrumentos que mais se desenvolveu. Basicamente é uma proteção para fazer uma atividade, um empreendimento, portos, terminais portuários, atracadouros de lanchas, às vezes hotel, às vezes barraca na praia”, pontua.
Leia também:
>>> Transição energética será pauta em painel da Sala A TARDE
>>> CEO da Urbia + Cataratas e Mila Paes marcarão presença na Sala A TARDE
>>> Sala A Tarde em Congresso já tem programação completa; confira
Sala A TARDE
A “Sala A TARDE” foi pensada para ser um espaço essencial do evento, onde as maiores autoridades dos assuntos abordados poderão trocar ideias e experiências, além de apresentar soluções e cases para temas relacionados ao crescimento econômico, o desenvolvimento social e a conservação do meio ambiente na realidade brasileira.
O espaço leva a co-realização e curadoria do Anota Bahia, parceiro do Grupo A TARDE em eventos especiais e contará com uma cobertura intensa em todas as plataformas dos veículos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes