Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Após Carnaval, Saúde monitora doenças respiratórias e arboviroses

Pasta, sob comando de Rodrigo Alves, fez primeira reunião de alinhamento nesta quarta-feira

Redação

Por Redação

05/03/2025 - 17:25 h
Reunião de alinhamento da Saúde de Salvador após o carnaval
Reunião de alinhamento da Saúde de Salvador após o carnaval -

Passado o Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz primeira reunião para monitoramento e enfrentamento das doenças respiratórias e arboviroses após a folia. O encontro acontece nesta quarta-feira, 5, às 14h30.

Segundo a pasta, os dados já estavam sendo monitorados e foram apresentados pela Diretoria de Vigilância à Saúde (DVIS) e Sala de Situação em Saúde para subsidiar o trabalho ordenado envolvendo também as Diretorias de Atenção Básica e Atenção Especializada da SMS.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Ao final de uma festa dessa magnitude existe um potencial risco de aumento dos casos de doenças como a gripe, covid e dengue; além das diarreicas. Baseado nisso, deflagramos já nesta quarta-feira de cinzas um esforço conjunto para a tomada de decisões e ações mais céleres com o objetivo de intervir de forma mais rápida, evitando ‘pressão de porta’ na rede de urgência e emergência, e dando maior comodidade e segurança para a população”, disse o secretário da Saúde, Rodrigo Alves.

Leia Também:

Em contrapartida, no caso das arboviroses, as ações já são realizadas durante todo o ano foram intensificadas desde setembro com o lançamento da Campanha Verão Sem Mosquito, executando atividades de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por toda a cidade.

Os trabalhos incluem borrifação, aplicação de inseticidas, tratamento e eliminação de focos, e são de extrema importância neste período em que as temperaturas ficam mais elevadas e intercalando com períodos chuvosos, características propícias para proliferação e circulação mais intensa do mosquito.

De acordo com a SMS, as atividades seguiram durante todo o carnaval em ambientes públicos e privados com grande circulação de pessoas, como estações de transbordo, circuitos da folia e pontos turísticos. Para isso contou também com o apoio de diferentes áreas da prefeitura, como o setor de turismo, educação, meio ambiente, limpeza urbana e transporte. No período momesco, o Centro de Controle de Zoonoses atuou CCZ em mais de 35 bairros, realizando inspeções e ação de bloqueios de transmissão espacial (UBV) e focal contra as arboviroses.

Foram realizados mais de 90 bloqueios de focos, visitados mais de 600 imóveis e 2.921 depósitos inspecionados. Nas atividades de controle de roedores, mais de 280 pontos foram desratizados, além de ações educativas nos bairros.

“O nosso trabalho é contínuo; começou antes e se manteve a todo vapor durante o carnaval, e se prorrogará intensamente até seis semanas após a festa, janela epidemiológica que merece atenção especial das nossas equipes. É válido destacar que pela primeira vez, este ano, disponibilizamos a vacinação de rotina durante todos os dias da folia momesca, oportunizando a imunização de centenas de pessoas que aproveitaram o feriado para cuidar da saúde. Também executamos ações assistenciais, preventivas e educativas nos programas Salvador Acolhe e Catafolia, cuidando desses trabalhadores temporários e de seus filhos. Essas foram algumas das ações que executamos que contribuem para uma população mais saudável, protegida de agravos e doenças”, finalizou Rodrigo Alves.

Em Salvador, até a 9ª semana epidemiológica (29 de dezembro de 2024 a 1º de março de 2025), foram confirmados 16 casos de dengue, 05 de chikungunya e 03 de zika. No ano passado, no mesmo período, os números foram de 268, 13 e 51, respectivamente.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

arbovirores carnaval Doenças Respiratórias Rodrigo Alves Secretaria Municipal da Saúde

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Reunião de alinhamento da Saúde de Salvador após o carnaval
Play

Imperdível! Saiba como viajar para o espaço sem sair de Salvador

Reunião de alinhamento da Saúde de Salvador após o carnaval
Play

Ferro-Velho: empresário acusado passa por audiência de custódia; veja vídeo

Reunião de alinhamento da Saúde de Salvador após o carnaval
Play

Dono de imóvel que pegou fogo em Salvador desabafa: "Destruiu tudo"

Reunião de alinhamento da Saúde de Salvador após o carnaval
Play

Incêndio de grandes proporções destrói casa na Fazenda Grande do Retiro

x