POLÍCIA
Chineses são presos com 50 barbatanas de tubarão nas malas
A carga foi identificada por meio de um aparelho de raio-x
Por Redação
Dois cidadãos chineses, de 68 e 72 anos, foram presos nessa terça-feira, 3, pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, por transportarem itens da fauna brasileira sem autorização legal. Durante a inspeção das bagagens, foram encontrados 50 barbatanas de tubarão, 38 pepinos do mar, mais de três quilos de bexigas natatórias e cerca de um quilo de pescado seco.
A carga foi identificada por meio de um aparelho de raio-x e, posteriormente, as malas foram abertas na presença de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de testemunhas. Os detidos alegaram que os produtos seriam para consumo próprio e que seriam levados para Hong Kong.
Leia também:
>> Integrantes do CV são presos e reféns são liberados em operação no Tancredo Neves
>> MP emite parecer e clássicos em São Paulo segue com torcida única
>> Caminhão baú tomba na BA-540 entre Mutuípe e Amargosa
Os suspeitos possuem Registro Nacional de Migrante permanente no Brasil, mas não apresentaram documentação que autorizasse o transporte internacional ou o comércio dos itens apreendidos. Eles foram autuados por contrabando, crimes ambientais e ainda receberam multas administrativas.
Entre os itens, as barbatanas de tubarão chamam atenção, pois os tubarões estão incluídos na lista da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites). Essa proteção reforça a proibição de seu comércio internacional devido ao alto risco de extinção das espécies.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes