SALVADOR
Chuvas em Salvador devem reduzir nesta quarta-feira, diz Codesal
Acumulado de chuva superou a média histórica de novembro para Salvador
Por Victoria Isabel e Leo Moreira
A chuva que atinge a capital baiana desde sábado, 23, deve diminuir a partir de quarta-feira, 27, de acordo com o diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo. A declaração foi feita durante o I Simpósio Internacional de Comunicações Críticas, nesta quarta-feira, 26.
“A tendência é que amanhã, quarta-feira, a intensidade dessa frente fria se reduza, mas ainda com possibilidade de pancadas de chuva e períodos de tempo mais aberto. Isso é muito importante para Salvador, uma cidade com uma geologia extremamente complexa. Temos dificuldades em lidar com chuvas contínuas e intensas”, explicou.
Leia mais
>> Chuva segue em Salvador nesta terça-feira; veja bairros mais afetados
>> Salvador tem semana especial para doação de sangue; saiba como doar
Macêdo destacou que, nas últimas 48 horas, o acumulado de chuva superou a média histórica de novembro para Salvador, que é de 108 milímetros. “Já ultrapassamos essa marca desde ontem. Nossas equipes da CODESAL estão em alerta constante”, afirmou. Até o momento, mais de 70 solicitações de ocorrências foram registradas.
Embora a previsão seja de redução da intensidade da chuva, o diretor alerta para a necessidade de manter os cuidados. "Esperamos que a chuva perca força, mas os cuidados precisam continuar. Mesmo após a paralisação das chuvas, o solo permanece encharcado por algum tempo. Em um episódio ocorrido há 15 dias, a chuva já havia cessado, mas o solo saturado provocou um deslizamento de terra na região de Cajazeiras", ressaltou.
Macêdo pediu que a população fique atenta, mesmo após o fim das chuvas, pelos próximos 48 a 72 horas, para garantir a drenagem adequada do solo e a segurança de todos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes