GRAVE
Incêndio atinge hostel no Santo Antônio Além do Carmo
Chamas atingiram bar ao lado

Por Luan Julião e Luiza Nascimento

Um hostel pegou fogo por volta das 12h30 desta terça-feira, 13, na Rua dos Marchantes, no bairro histórico Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, na região de acesso ao Largo da Cruz do Pascoal. Outras casas do entorno podem estar em risco.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Santos Araújo CBM, responsável pela ocorrência, em entrevista coletiva no local do acidente, uma pessoa ficou ferida ao tentar entrar no imóvel após o início do incêndio.
A vítima inalou muita fumaça e, inicialmente, os bombeiros realizaram o socorro. Em seguida, ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para uma unidade hospitalar.
Devido às chamas, houve ainda o desabamento parcial do telhado.
"Assim como houve o desabamento do telhado, os escombros podiam ter atingido e causado algo mais grave", alertou o capitão.
Causas do incêndio
O estabelecimento conta com três pavimentos, tendo o incêndio ocorrido no último, onde está localizado o hostel. Até o momento, não há informações sobre as causas.
"Teve início nessa parte do hostel: quartos, varandas, tudo. A estrutura da parte do hostel é de madeira, esse material e se incendiou e iniciou o processo de queima livre. O incêndio se desenvolveu muito rápido", explicou.
As chamas também atingiram um bar ao lado. Apesar dos transtornos, o capitão afirma que nenhuma vítima foi localizada nos escombros.
A equipe segue no local, na tentativa de controlar as chamas. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil de Salvador (Codesal) também estão atendendo a ocorrência.
Em nota enviada ao portal A TARDE, a Coelba informou que foi acionada pelo Corpo de Bombeiros para desligar o trecho da residência e garantir a segurança dos profissionais envolvidos.
Até o momento, não há detalhes sobre o prejuízo.
Imóvel não tinha irregularidades
Ao portal A TARDE, o Diretor da Codesal, Adriano Silveira, informou que o prédio foi avaliado recentemente, mas não foi encontrada nenhum tipo de irregularidade.
"Tem muita madeira, então são prédios que realmente tem um risco maior. Então a gente tem o nosso alerta. Esse prédio inclusive foi avaliado há algum tempo atrás e à medida que fizemos a avaliação, não percebemos nenhum tipo de risco. Mas infelizmente, esse tipo de ocorrência é algo que infelizmente ocorre com esse tipo de estruturas", explicou.
Silvera afirma que ainda o cenário ainda é prematuro para confirmar os motivos, mas que a equipe vai aguardar o fogo ser debelado, fazer o rescaldo do incêndio para, em seguida, iniciar uma análise técnica da estrutura do prédio e dos prédios circunvizinhos.
Ocorrência recente na região
Há menos de um ano, outra ocorrência semelhante atingiu a mesma região. Em fevereiro de 2025, um incêndio de grandes proporções atingiu um casarão na Rua dos Perdões. Não houve feridos, mas o imóvel ficou completamente danificado.
Segundo moradores da região, o local era habitado por pessoas em situação de rua, que receberam auxílio para sair do casarão.
Em junho, quatro meses após o incêndio, o mesmo casarão desabou parcialmente. As paredes desabaram e uma nuvem de fumaça e poeira tomou conta do local.
Após o desabamento, parte dos escombros ficaram espalhados na Travessa Rocha Pombo, na lateral do imóvel. O local foi interditado, mas também não houve regitro de feridos.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



