SALVADOR
Mais de 600 policiais militares irão atuar na Festa de Iemanjá
Intensificação do policiamento se inicia na véspera, 1º de fevereiro
Por Redação
A Polícia Militar da Bahia, por meio da 12ª CIPM irá atuar com 645 policiais militares na proteção daqueles que irão participar da tradicional festa em homenagem à rainha do mar (Iemanjá), que acontece neste domingo, 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, em Salvador.
A intensificação do policiamento se inicia na véspera, 1º de fevereiro, quando o bairro fica lotado de baianos e turistas, e seguirá até a dispersão total da festa, na madrugada do dia 3 de fevereiro. Serão realizadas ainda ações de inteligência por meio de agentes que irão monitorar diversos pontos do Rio Vermelho para subsidiar as atividades operacionais.
As patrulhas irão atuar a pé ao longo do perímetro do evento e contarão com seis postos elevados de observação, que possibilitam uma visão mais ampliada da multidão. Haverá ainda o suporte de detectores de metais, drones, helicóptero e, no entorno da festa, a cavalaria e as bases móveis ficarão posicionadas em pontos estratégicos.
Além dos elevados, o Departamento de Apoio Logístico (DAL) também preparou outros nove postos exclusivos da PM (de abordagem, para reunião de tropa e de apoio às patrulhas) que estarão distribuídos ao longo do festejo. Ao todo, R$ 250 mil foram investidos (pessoal, contratação e montagem das estruturas) pela PM para a realização da Festa de Iemanjá.
Leia Também:
O policiamento do evento contará com o emprego de equipes da 12ª CIPM/Rio Vermelho e outras unidades convencionais do Comando de Policiamento Regional Atlântico (CPRC-A), dos Esquadrões de Motociclistas Águia e de Polícia Montada, dos Batalhões de Choque, de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos e em Coletivos, da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Atlântico, do Grupamento Aéreo (Graer), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial, da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e doBatalhão de Policiamento de Proteção à Mulher.
Novidade na Proteção à Mulher
Uma das novidades na Festa de Iemanjá 2025 é a utilização do Sistema de Reconhecimento Facial com o objetivo de capturar agressores com mandado de prisão em aberto por crimes relacionados à violência contra a mulher. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), e a Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), integrando tecnologia e responsabilidade social nas ações de enfrentamento a este tipo de crime.
As patrulhas do BPPM estarão de prontidão em todo o circuito da festa e com viaturas com presídio para encaminhar qualquer agressor com mandado de prisão em aberto, reconhecido pelas câmeras de monitoramento, às delegacias.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes