FESTEJOS DE SANTA BÁRBARA
Padre Lázaro Muniz e Mariene de Castro celebram Santa Bárbara e Iansã
Santa é considerada padroeira dos Bombeiros e no Candomblé é cultuada como Iansã
Por Reprodução
Nos festejos de Santa Bárbara, comemorado nesta quarta-feira, 4, o padre Lázaro Muniz, da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, e a cantora Mariene de Castro subiram ao palco principal no Largo do Pelourinho para celebrar o sincretismo entre a santa católica e Iansã, no Candomblé.
"De todas, essa é a festa mais linda da Bahia, para mim. É a festa mais soteropolitana, é o povo do axé, e eu sou devota de Santa Bárbara e filha de Iansã", disse Mariene de Castro, que tem em seu repertório toques e reverências às duas.
Leia também:
>> Santa Bárbara em Salvador: fé que transforma e gera oportunidades
>> Santa Bárbara dá início às festas religiosas e populares da Bahia
A santa é considerada padroeira dos Bombeiros e uma procissão sai da igreja e vai em direção ao Corpo de Bombeiros na Barroquinha para uma homenagem especial à padroeira da corporação. A imagem segue ainda pelas Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e retorna ao Pelourinho, onde encerra o trajeto.
Após a celebração religiosa, os festejos continuam. No palco principal (Largo do Pelourinho), os shows começam às 15h, com a cantora Illy e o projeto “Samba de Djanira”, que apresenta os clássicos do samba nacional. Às 17h, a cantora Márcia Short, apresenta o show “Portal Black”, no qual a artista exalta as vozes da MPB, intitulada por ela como (Música Preta Brasileira).
Quem encerra a programação no Largo do Pelourinho, às 19h30, é o Samba de Oyá, grupo feminino que faz reverência aos orixás em seu repertório. A festa será comandada pelo mestre de cerimônia Jorginho Commancheiro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes