Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR

NÍVEL DE ATENÇÃO

Salvador registra em 12 horas mais chuva que o esperado para todo mês

Nova Brasília, Brotas e Bosque Real registraram os maiores acumulados nas últimas 24 horas

Jair Mendonça Jr
Por
| Atualizada em
Codesal segue em plantão ininterrupto, 24 horas por dia, atendendo à população pelo telefone 199
Codesal segue em plantão ininterrupto, 24 horas por dia, atendendo à população pelo telefone 199 -

A capital baiana enfrenta um cenário de alerta após a passagem de uma intensa frente fria. O boletim recente da Defesa Civil (Codesal) revela que, em apenas 12 horas, o volume de chuva atingiu a marca de 128 mm, superando de forma inesperada a média pluviométrica histórica de 108,2 mm prevista para todo o mês de novembro.

Com bairros como Nova Brasília (157,6 mm), Brotas (152,2 mm) e Bosque Real (150,8 mm) registrando os maiores acumulados nas últimas 24 horas, o risco iminente de deslizamentos de terra levou a Defesa Civil a elevar o protocolo de segurança para o Nível de Atenção.

Tudo sobre Salvador em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.
Imagem ilustrativa da imagem Salvador registra em 12 horas mais chuva que o esperado para todo mês
| Foto: José Simões/Ag. A TARDE

O meteorologista do Cemadec, Giuliano Carlos do Nascimento, confirmou que o fenômeno é uma frente fria, acompanhada de fortes rajadas de vento, e não uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), como se especulava.

Leia Também:

FRENTE FRIA

Chuva em Salvador: vento atinge 59 km/h e assusta moradores
Chuva em Salvador: vento atinge 59 km/h e assusta moradores imagem

SALVADOR

Chuva intensa: Salvador tem diversos pontos de alagamentos nesta quarta
Chuva intensa: Salvador tem diversos pontos de alagamentos nesta quarta imagem

RISCO

Salvador já acumula mais da metade da chuva prevista para novembro
Salvador já acumula mais da metade da chuva prevista para novembro imagem

As consequências das chuvas já são sentidas, com o registro de um desabamento em Cajazeiras 2, onde duas pessoas ficaram soterradas e foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, além do desprendimento de uma geomanta em Narandiba, causado pela ruptura da drenagem.

Imagem ilustrativa da imagem Salvador registra em 12 horas mais chuva que o esperado para todo mês
| Foto: José Simões/Ag. A TARDE

A Codesal segue em plantão ininterrupto, 24 horas por dia, atendendo à população pelo telefone 199. A Defesa Civil reitera a importância de se manter informado, incentivando os cidadãos a se cadastrarem no serviço de alerta gratuito, enviando SMS com o CEP para o número 40199.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

alagamento Chuva codesal deslizamento de terra Deslizamento de terra em Liangshui

Relacionadas

Mais lidas