ACIDENTE
Turistas presentes em embarcação que colidiu relatam desespero: "Assustador"
Um catamarã e um barco pesqueiro colidiram nesta terça-feira, 22, no trecho de Cacha Pregos, região da Baía de Todos-os-Santos
Por Luan Julião e Leilane Teixeira

O acidente envolvendo um catamarã e um barco pesqueiro, que colidiram na tarde desta terça-feira, 22, no trecho de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica, na região da Baía de Todos-os-Santos, mobilizou diversos órgãos para realizar o resgate das vítimas.
Segundo a Marinha do Brasil 100 pessoas estavam no catamarã, sendo 96 passageiros e quatro tripulantes. Já no barco, dois pesqueiros estavam à bordo no momento do acidente. Entre os envolvidos, estavam também turistas de outros estados e de outros países. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Em entrevista ao Portal A TARDE, o carioca Rian Franco, de 26 anos, relatou o susto no momento do ocorrido: "Eu estava lá no fundo e foi um pouco assustador na hora que aconteceu, porque o barco bateu bem embaixo de mim, e aí ele partiu em dois. De início, pensamos que o catamarã não tinha nem sido afetado, só barcos com os pescadores. Mas depois vimos que afetou a embarcação que estávamos também. Ficou um pouco caótico na hora que aconteceu, mas o pessoal conseguiu se organizar, colocar colete e graças a Deus deu tudo certo", contou.
Segundo o designer, o resgate demorou em torno de 40 minutos para chegar. Ele estava acompanhado da esposa. "Eu estava com a minha esposa, ela ficou assustada e eu tive que acalmar ela primeiro. Levei ela para a ponta do barco e depois comecei a tentar ajudar o pessoal. O resgate demorou um pouco, mas foi bem organizado, chegaram lanchas, helicópteros... eles fizeram um excelente trabalho. O tempo total do resgate foi em torno de três hora".
Leia Também:
Falha na comunicação
Outra turista, também do Rio de Janeiro, sinalizou que houve falta de comunicação por parte da tripulação, que não informou de imediato aos passageiros o que estava, de fato, acontecendo.
"Era bem pouca a comunicação da tripulação com a gente. Eles demoraram bastante para dar uma informação. Tivemos que falar com eles, porque eles ficaram lá resolvendo as coisas. óbvio. Não cheguei a ver nenhum ferido", informou Maria Júlia, de 16 anos.
A jovem estava aproveitando uma viagem em Morro de São Paulo. Para ela, o momento foi desesperador.
Foi uma loucura. A gente estava no barco, deu um estrondo muito alto e todos começaram a se desesperar, a pegar muito colete. E do nada o barco começou a meio que dar umas inclinadas
"Foi aí que vimos que tinha batido. Vimo que o outro barco de pescadores partiu ao meio. Aí todo mundo se assustou muito, começou a ligar para emergência. Demorou bastante para chegar o socorro, mas no final deu tudo certo".
Um turista francês também estava na embarcação: "Muitas pessoas pularam. Ficaram por uma hora. Minha família e eu, cinco pessoas, conseguimos ficar no barco e servir de contrapeso. Quero parabenizar a todos que nos ajudaram a entrar no barco. Fiquei com muito medo pela minha família. Quero agradecer muito a vocês", disse.
O acidente
A colisão envolveu um barco pesqueiro e um catamarã que faz transporte de passageiros entre Salvador e Morro de São Paulo, distrito turístico de Cairu, no baixo sul da Bahia. O acidente aconteceu a 9 km da costa de Cacha Pregos após a embarcação sair de Morro em destino a Salvador.
Segundo a Marinha, a empresa do catamarã envolvida no acidente está regularizada e tem autorização para realizar o transporte de passageiros entre Salvador e Morro de São Paulo.
A Força Militar disse que, assim que tomou conhecimento do fato, o Comando do 2º Distrito Naval acionou o Centro de Coordenação do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (Salvamar Leste) e determinou o imediato deslocamento de lanchas e equipes da Capitania dos Portos da Bahia, bem como do Aviso-de-Patrulha “Dourado”, Navio-Patrulha “Guaratuba” e Corveta “Caboclo”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste.
Ação conjunta
Em nota, a Marinha do Brasil, informou que todos ocupantes foram resgatados.
"Por meio do Comando do 2° Distrito Naval, informa que todos os ocupantes das embarcações envolvidas na colisão registrada na tarde desta terça-feira (22), nas proximidades de Cacha Pregos, Ilha de Itaparica, foram resgatados com êxito. O incidente envolveu o catamarã “Morro de São Paulo” e a embarcação pesqueira “Lomier”. O Navio-Patrulha “Guaratuba”, mantém presença na área, finalizando os procedimentos da operação de busca e salvamento (SAR)".
A operação contou com o apoio integrado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), do Graer, da Praticagem da Bahia e de embarcações civis que atuam na região. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram encaminhadas para o Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, e aguardaram a chegada dos passageiros.
Cinco ambulâncias do SAMU foram posicionadas na região do Comércio, a fim de prestar suporte imediato aos resgatados. O serviço segue acompanhando a ocorrência e permanece a postos para qualquer necessidade de atendimento pré-hospitalar.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes