Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE

SAÚDE

Amputações por diabetes aumentam 57% na Bahia em uma década

Avanço preocupa profissionais de saúde, que apontam má alimentação e baixo acompanhamento médico

Isabela Cardoso
Por
Maioria dos diagnósticos é de diabetes tipo 2
Maioria dos diagnósticos é de diabetes tipo 2 - Foto: Reprodução | Freepik

O número de amputações provocadas por complicações do diabetes cresceu 57% na Bahia nos últimos dez anos, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS). O avanço preocupa profissionais de saúde, que apontam a má alimentação e o baixo acompanhamento médico como fatores decisivos para esse aumento.

Apesar do cenário alarmante, o diabetes tipo 2 é uma doença que pode ser prevenida. E, segundo especialistas, o primeiro passo para a prevenção começa no prato.

Tudo sobre Saúde em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Alimentação ultraprocessada: o vilão silencioso

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo excessivo de refrigerantes, doces e carboidratos refinados é uma das principais causas do diabetes no mundo. O problema tem início ainda na infância, com a ampla oferta de alimentos ultraprocessados em casa e até na merenda escolar.

Leia Também:

DICAS VALIOSAS

O que comer no café da manhã para evitar infarto e AVC
O que comer no café da manhã para evitar infarto e AVC imagem

SAÚDE

Metanol: Brasil registra 59 casos confirmados de intoxicação
Metanol: Brasil registra 59 casos confirmados de intoxicação imagem

SAÚDE

Anvisa proíbe substâncias usadas em unhas em gel por risco de câncer
Anvisa proíbe substâncias usadas em unhas em gel por risco de câncer imagem

“Os carboidratos refinados como um todo são vilões... Os carboidratos refinados como o arroz polido, o açúcar de mesa, os biscoitos, as bolachas, o pão branco, toda a enorme quantidade de produtos cuja base é o açúcar. Carboidratos integrais não fazem parte deste grupo, daí o consumo de aipim, inhame, batata-doce e outras raízes feculentas, bem como o consumo de arroz integral e cereais integrais não é problemático para a nossa saúde”, explica o médico e naturopata Áureo Augusto.

A relação entre alimentação e incidência de diabetes não é novidade. O fisiologista Rui Coutinho, no livro Fisiologia da Nutrição, cita um caso histórico: durante a Segunda Guerra Mundial, o bloqueio de alimentos industrializados na Dinamarca ocupada pelos nazistas forçou a população a consumir apenas produtos integrais e alimentos cultivados em casa. O resultado foi a queda significativa nos casos e nas mortes por diabetes.

Saúde integral: corpo, mente e espírito

Para Áureo Augusto, o cuidado com a alimentação é apenas uma parte do processo de cura. “Somos seres complexos, e nossos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais se influenciam mutuamente. A doença, muitas vezes, é um sinal de desequilíbrio em um desses níveis”, afirma o especialista.

Essa visão será o foco do curso “Cura em Todos os Níveis”, conduzido por Áureo Augusto no Vale do Capão, na Chapada Diamantina (BA). O evento propõe uma jornada de autoconhecimento e reconexão com o corpo, a natureza e o sentido de viver com equilíbrio.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

amputações diabetes sus

Relacionadas

Mais lidas