Anvisa aprova primeiro autoteste para Covid-19 no Brasil | A TARDE
Atarde > Saúde

Anvisa aprova primeiro autoteste para Covid-19 no Brasil

Exame diagnóstico é realizado por meio de swab nasal e com resultado em 15 minutos

Publicado quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022 às 19:02 h | Atualizado em 17/02/2022, 19:04 | Autor: Da Redação
Cada empresa precisa solicitar o registro de seu produto para comercializá-lo
Cada empresa precisa solicitar o registro de seu produto para comercializá-lo -

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quinta-feira, 17, o primeiro autoteste para Covid-19 no Brasil. Trata-se do Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH (Comércio e Indústria de Produtos Médicos Hospitalares e Odontológicos).

Apesar de a agência reguladora ter autorizado a venda dos autotestes no país em janeiro, cada empresa precisa solicitar o registro de seu produto para comercializá-lo.

O produto da CPMH foi aprovado para uso com amostra de swab nasal não profunda com resultado após 15 minutos. A Anvisa concluiu que o produto atendeu aos critérios técnicos definidos pelo órgão e também teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, conforme estabelecido no PNE (Plano Nacional de Expansão da Testagem).

O autoteste servirá para ampliar a testagem de indivíduos sintomáticos, assintomáticos e seus possíveis contatos, contribuindo para o isolamento precoce e a quebra de cadeia de transmissão. Ainda segundo a Anvisa, ele poderá ser comercializado apenas em farmácias com e sem manipulação e estabelecimentos de saúde licenciados -  que também poderão vender pela internet.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS