DIA DO CAFÉ
Café faz mal? Entenda quais problemas no excesso de consumo da bebida
Cafeína e outras substâncias encontradas na bebida, em excesso, podem trazer uma série de malefícios
Por Redação

Uma das bebidas mais populares e consumidas pelo brasileiro é lembrada nesta segunda-feira, 14, o café. A bebida que pode trazer muitos benefícios, também pode trazer alguns malefícios quando consumida em excesso. A cafeína, que pode ser uma grande aliada, em grande quantidade pode se tornar vilã.
Por impulsionar energia, a cafeína em excesso pode possibilitar picos de agitação e insônia, além de problemas no coração. Outros sintomas que podem ser notados são palpitações, tremores, crises de ansiedade e problemas mais graves.
O consumo desenfreado de café pode ainda sobrecarregar o sistema gastrointestinal, pois o alto consumo proporciona desconfortos, incômodos estomacais, azia e até mesmo gastrite. Além de poder afetar também a absorção correta dos nutrientes, como cálcio e ferro.
Veja os principais problemas causados pelo excesso de café:
Problemas de sono
O alto consumo da cafeína, um estimulante natural pode prejudicar o ciclo do sono, principalmente quando consumido próximo ao horário de dormir. Isso acontece por conta dessa propriedade, que bloqueia os receptores adenosina, responsável por promover o sono.
Os principais sintomas do excesso da cafeína na desregulação do sono são:
- irritabilidade;- fadiga crônica;- dores de cabeça;
Leia Também:
Aumento de estresse
O excesso de cafeína eleva também os níveis de cortisol, hormônio do estresse. Com isso, o aumento da substância pode afetar ainda a saúde mental e até emocional podendo causar os seguintes sintomas:
- ansiedade;- sobrecarga;
Bagunça no fluxo mental
A cafeína estimula também o sistema nervoso e pode aumentar o temperamento e a energia de quem toma a substância em excesso. Os picos de energia gerados afetam, assim, a concentração.
Problemas na pressão arterial
Para quem tem possibilidade de desenvolver a doença, é recomendado evitar o alto consumo da bebida. Isso porque, a cafeína aumenta a pressão, resultando no risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como:
- problemas cardíacos;- hipertensão;- pressão alta;
Colesterol desequilibrado
O excesso de café pode afetar nos níveis de gordura no sangue, a depender de pessoa para pessoa. Dessa forma, é possível haver desequilíbrio no organismo, gerando outros problemas relacionados ao coração a longo prazo.
Em geral, a dose diária de cafeína recomendada para obter os efeitos positivos à saúde no organismo é de até 400 miligramas, quantidade equivalente a cerca de cinco xícaras pequenas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes