Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NOVIDADE

Camisinha texturizada do SUS: por que modelo está sendo distribuído de graça

Ministério da Saúde anunciou a chegada de dois novos tipos de preservativos

Franciely Gomes

Por Franciely Gomes

13/08/2025 - 22:00 h
As camisinhas podem ser pegas em postos de saúde
As camisinhas podem ser pegas em postos de saúde -

As novas camisinhas distribuídas pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, estão chamando a atenção do público nesta semana. Além das embalagens modernas, com cores vibrantes, os novos preservativos possuem duas versões: finas e texturizadas.

O novo preservativo viralizou na web após um usuário da rede social X, o antigo Twitter compartilhar um registro da embalagem aberta, exibindo a textura do látex.

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“O sus oferecendo camisinha texturizada, estaremos testando em breve”, escreveu o rapaz na legenda do post, que recebeu mais de 57 mil curtidas.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, em um comunicado oficial, a distribuição gratuita dos novos modelos de camisinhas tem um motivo: incentivar os jovens a voltarem a usar o preservativo. Isso porque houve uma queda significativa do uso da proteção nos últimos anos.

Conforme noticiado anteriormente pelo Portal A Tarde, dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) apontaram que cerca de 60% das pessoas com 18 anos ou mais revelaram que não costumam usar preservativos durante as relações sexuais, sendo com parceiros fixos ou não.

Leia Também:

“A diversificação da oferta visa estimular o uso contínuo e correto do preservativo, tornando-o mais atraente e atendendo às diferentes preferências da população. Essa ação responde a desafios identificados nos últimos anos: a queda no uso de preservativos, sobretudo entre jovens”, informou o Ministério, em nota.

A meta é que sejam distribuídas cerca 400 milhões de unidades de preservativos ao longo deste ano, juntamente com os modelos anteriores: a tradicional, externa e de látex, e a interna, de látex ou borracha nitrílica.

Para que serve cada tipo de camisinha?

Apesar de terem o mesmo efeito que as camisinhas tradicionais com relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e Sífilis, e na prevenção de uma gravidez indesejada, os preservativos finos e texturizados buscam oferecer mais prazer durante o sexo.

A fina proporciona uma sensação mais natural, como se estivesse sem o preservativo, a fim de estimular maior sensibilidade e conforto durante o ato. Algumas marcas já ofereciam produtos deste modelo no mercado, com o slogan de “camisinha pele com pele”.

Já a texturizada possui relevos espalhados pelo material, como bolinhas e linhas, como forma de aumentar a estimulação dos órgãos genitais e o prazer sexual, aliado ao uso constante do preservativo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dr. Ricardo Kores | Médico Infectologista (@dr.ricardokores)

Onde retirar as camisinhas de graça?

Os preservativos podem ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Brasil, sem exigência de documentos de identificação e sem limite de quantidade por pessoa ou grupo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

camisinha camisinha do sus camisinha texturizada preservativo sus

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
As camisinhas podem ser pegas em postos de saúde
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

As camisinhas podem ser pegas em postos de saúde
Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

As camisinhas podem ser pegas em postos de saúde
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

As camisinhas podem ser pegas em postos de saúde
Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

x