Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VÍRUS

Idosos em risco: novo alerta sobre vírus respiratório no Brasil

Campanha nacional expõe avanço do VSR entre idosos e reforça importância da vacina para prevenir pneumonia e mortes evitáveis

Redação

Por Redação

29/07/2025 - 10:36 h | Atualizada em 29/07/2025 - 12:04
VSR em adultos não apresenta sazonalidade
VSR em adultos não apresenta sazonalidade -

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR), conhecido por afetar principalmente crianças, tem apresentado aumento preocupante entre idosos no Brasil. Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) lançou a campanha “Protegido você vai longe – Depois dos 60, o risco de ter pneumonia por causa do VSR é maior”, com foco na prevenção, conscientização e incentivo à vacinação.

Uma pesquisa inédita, apresentada no 13º Congresso Internacional de VSR em Foz do Iguaçu (PR), avaliou, entre 2013 e 2023, o impacto do VSR em pessoas com mais de 60 anos internadas por pneumonia nos sistemas público e privado de saúde.

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O estudo analisou 3.348 casos e revelou que doenças cardiovasculares (64,2%), diabetes (32%) e DPOC (24,5%) foram as comorbidades mais associadas aos quadros graves. Entre os pacientes com comorbidades, as taxas de internação em UTI foram mais altas (34,8%), assim como a duração média da hospitalização (13,2 dias) e o índice de mortalidade (26,9%).

Leia Também:

Além da baixa testagem no sistema público, que leva ao subdiagnóstico do VSR, muitas vezes confundido com gripe ou pneumonia, os especialistas alertam para a circulação intensa do vírus entre crianças e idosos.

“Se o VSR está altamente presente nas crianças, também está nos avós. A ausência de testagem no SUS em pacientes idosos com comorbidades tem dificultado o diagnóstico correto”, afirma o infectologista Clovis Arns da Cunha, da SBI.

Segundo o Boletim InfoGripe da Fiocruz, no primeiro semestre de 2025, o VSR foi responsável por 45% dos diagnósticos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), totalizando 18.654 casos, quase o dobro dos registrados por outros vírus respiratórios como Rinovírus (22,8%) e Influenza A (22,7%).

Vacinação é aliada na prevenção

Ao contrário da gripe e da Covid-19, o VSR em adultos não apresenta sazonalidade, o que torna a vacinação preventiva fundamental durante todo o ano. O objetivo da campanha da SBI é conscientizar a população 60+ sobre os riscos do VSR e destacar a importância da imunização como forma de evitar complicações, como pneumonia e SRAG.

“Assim como falamos da vacina contra a gripe, é essencial que os idosos considerem a vacina contra o VSR em sua rotina de cuidados”, explica Rosana Richtmann, consultora da SBI.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

idosos Sociedade Brasileira de Infectologia Vacinação VSR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
VSR em adultos não apresenta sazonalidade
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

VSR em adultos não apresenta sazonalidade
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

VSR em adultos não apresenta sazonalidade
Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

VSR em adultos não apresenta sazonalidade
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

x