SALVADOR
Dia do Homem: confira dicas de urologista e onde encontrar atendimento
Profissional também faz alerta sobre o uso indiscriminado da tadalafila
Por Bernardo Rego

Os serviços de saúde têm sido cada vez mais requisitados pela população, principalmente aos atendimentos especializados. Nesta terça-feira, 15, é celebrado o Dia do Homem, e com a data, é importante ressaltar os cuidados que o público masculino deve ter com a saúde.
Na capital baiana foi inaugurado há cerca de um ano o Hospital do Homem, localizado em Monte Serrat, na Cidade Baixa, unidade de saúde que presta atendimento especializado ao público masculino.
O hospital conta com 20 leitos de UTI adulto, 50 leitos para cirurgia vascular, 50 leitos para urologia, 20 leitos para cirurgia geral e 10 leitos de Hospital Dia (para procedimentos em que o paciente é liberado no mesmo dia). Além dele, existe o Hospital Municipal, localizado no bairro Boca da Mata.
Leia Também:
Contato e agendamentos:
Telefone:
Entre em contato diretamente com o Hospital do Homem, com o Hospital Municipal ou com o Centro Hiperbárico do Nordeste.
Site:
Consulte o site do Centro Hiperbárico do Nordeste para informações sobre serviços e agendamento online.
Plataforma Salvador Digital:
Em alguns casos, o agendamento pode ser feito através da plataforma Salvador Digital, especialmente para serviços oferecidos pela prefeitura.
Policlínicas:
Consulte as policlínicas da sua região, pois algumas oferecem atendimento em especialidades como urologia e cirurgia geral.
Documentos necessários:
Documento de identificação com foto e cartão do SUS são obrigatórios.
Exames solicitados previamente.
Com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde masculina, o Portal A TARDE também conversou com o urologista e coordenador da urologia do Hospital Municipal, Felipe Pinho, para entender onde o homem deve ter mais atenção e como ações preventivas podem favorecer para uma qualidade de vida.
Para o especialista, a data vai muito além de um momento simbólico, mas um alerta para cuidados com a saúde física, mental e emocional dos homens que ficou deixada de lado por um longo tempo.
Ele pontuou ainda que os homens foram condicionados a não procurar uma orientação médica, ignorar sintomas e deixar os cuidados com a saúde em segundo plano. Segundo ele, o cenário vem mudando. O número de consultas preventivas aumentou, a busca por qualidade de vida se intensificou e temas como alimentação, atividade física, saúde mental e autocuidado passaram a fazer parte da rotina masculina.
“Hoje, vemos cada vez mais homens rompendo barreiras culturais e buscando uma vida mais equilibrada. Eles estão mais atentos à saúde reprodutiva, à prevenção de doenças como o câncer de próstata e também à saúde emocional. Isso é fundamental para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida”, pontuou Felipe.
Para ele, o avanço é fruto de múltiplos fatores: o trabalho constante dos profissionais de saúde, o apoio das famílias e, especialmente, o papel da mídia em ampliar o debate e quebrar tabus. Campanhas de conscientização, reportagens, influenciadores e até personagens de novelas e séries têm contribuído para tornar o cuidado com a saúde algo natural e necessário.

Uso da Tadalafila
Outro ponto importante pontuado pelo urologista foi o uso indiscriminado do tadalafila, medicamento comumente utilizado para disfunção erétil (DE). Para Felipe Pinho, o uso sem um controle e acompanhamento é preocupante.
"O uso indiscriminado da tadalafila por jovens, muitas vezes como potencializador sexual ou suplemento recreativo em academias, é preocupante. Essa banalização ignora riscos cardiovasculares e cria dependência psicológica para o desempenho. Apesar disso, trata-se de uma medicação eficaz e segura quando indicada para disfunção erétil e hiperplasia prostática. Seu uso deve ser médico e orientado. Acredito que é urgente uma regulamentação mais rígida na dispensação desses medicamentos, hoje é possível fazer uso sem prescrição, o que deve ser revisto", alertou.
Como ser atendido no Hospital Municipal de Salvador (HMS)
O paciente pode procurar diretamente a unidade em casos de urgência e emergência, ou através de encaminhamento de outras unidades de saúde, como UPAs ou postos de saúde, ou ainda via regulação. O HMS também recebe pacientes para procedimentos eletivos com base na Lista Única do SUS.
- Em caso de dúvidas sobre como acessar os serviços do HMS ou sobre o encaminhamento para a unidade, o paciente pode entrar em contato com a Central de Regulação pelo telefone 156 ou com a Ouvidoria do SUS pelo 0800 284 0011.
- A emergência do HMS atende principalmente pacientes regulados de outras unidades, visando garantir o atendimento de casos mais complexos e críticos.
- O HMS oferece atendimento multidisciplinar, com serviços de enfermagem, serviço social, laboratórios, imagem e outros.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes