OUTUBRO ROSA
Instituto Sabin vai arrecadar lenços e cabelos para pacientes da OSID
As pessoas poderão fazer as doações nas unidades do Sabin Diagnóstico
Por Da Redação
As unidades do laboratório Sabin localizadas em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Santo Antônio de Jesus, vão receber até o o dia 10 de novembro, oações de lenços e de cabelos humanos de todos os tipos, com e sem química, higienizados e com mechas com no mínimo 20 centímetros de comprimento, como forma de reforçar a campanha do Outubro Rosa, movimento internacional contra o câncer de mama.
Segundo a gestora regional do Sabin em Salvador, Agnaluce Moreira, “os itens arrecadados serão entregues para as pacientes das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid)”.
Paralelamente à arrecadação nas unidades, o Instituto Sabin também fará doação de lenços confeccionados pelas detentas da Unidade Prisional Regional Feminina de Luziânia, em Goiás, dentro de um projeto de ressocialização, e por alunas do Instituto Mãos Solidárias, que promove cursos profissionalizantes para pessoas em vulnerabilidade social. A doação será destinada também à Osid, em Salvador, e ao Abrigo de Idosos São João Batista, em Barreiras, no oeste do estado.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), serão 73.610 novos casos de câncer de mama em 2023, sendo o tipo de neoplasia que mais acomete as mulheres. A doença ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer deste público no país, com 18.139 óbitos em 2021.
O Inca informa que não há uma causa única para o surgimento do câncer de mama, mas aponta alguns sinais e sintomas que podem indicar a manifestação da enfermidade, como caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; e alterações no bico do peito, com saída espontânea de líquido de um dos mamilos, além de pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes