BEBERIA?
Leite de barata é mais nutritivo que o de vaca e pode salvar o mundo
Pesquisadores consideram o leite de barata uma solução alimentar poderosa

Por Edvaldo Sales

Quem acompanha o mundo do fitness ou do bem-estar, já ouviu falar dos famosos "superalimentos", que são aquelas verdadeiras bombas de nutrientes. O próximo grande nome dessa lista, porém, pode surpreender. A aposta é o leite de barata.
Pesquisadores indianos do Instituto de Biologia Regenerativa e de Células Tronco estão depositando confiança neste líquido, considerando-o uma solução alimentar poderosa, e até mesmo uma potencial salvação global, por ser excepcionalmente nutritivo e saudável.
A fonte dessa proteína revolucionária é uma espécie de barata bem particular: a Diploptera punctata. Diferentemente das suas primas, esta barata se reproduz de forma semelhante aos mamíferos, alimentando seus embriões em gestação com um tipo de leite materno.
Leia Também:
Esse líquido, incrivelmente concentrado, emerge na forma de cristais, repletos de carboidratos, açúcares e, o mais importante, os nove aminoácidos essenciais (os blocos construtores da proteína) que só conseguimos obter pela dieta.
Mas há um detalhe: a coleta é intensa. Para extrair esses cristais, é preciso realizar uma pequena incisão no estômago da barata mãe e dos embriões antes que a amamentação comece. Em uma estimativa impressionante, seriam necessárias mais de 1.000 baratas apenas para produzir 100 ml do "leite".
Após 54 dias de trabalho intenso de coleta e análise, os cientistas chegaram a uma conclusão de cair o queixo: essa substância ostenta quatro vezes o valor nutricional do tradicional leite de vaca. Ele inclusive superou o leite de búfalo, assumindo o posto de alimento com o maior teor de proteínas e calorias por quilo disponível.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



