Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CÂNCER DE PELE

Câncer de pele: entenda a doença que atingiu Bolsonaro e como se prevenir

Para cada ano do triênio 2023-2025, o Ministério da Saúde, por meio do Inca, estima 704 mil casos novos de câncer no Brasil

Jair Mendonça Jr

Por Jair Mendonça Jr

18/09/2025 - 11:53 h | Atualizada em 18/09/2025 - 12:39
Ex presidente foi diagnosticado em setembro de 2025
Ex presidente foi diagnosticado em setembro de 2025 -

A exposição excessiva ao sol, sem a devida proteção, é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pele, a forma mais comum da doença no Brasil e no mundo.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde (MS), os tumores de pele correspondem a 27% de todos os casos de câncer no país, acendendo um alerta em uma nação com forte incidência de raios solares.

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Embora o câncer de pele seja mais comum em pessoas com mais de 40 anos, especialistas observam que a média de idade dos pacientes tem diminuído. Isso ocorre porque os danos da radiação UV são cumulativos e a exposição na infância e adolescência pode se manifestar na vida adulta.

"A radiação solar tem efeito cumulativo, a prevenção deve se iniciar com os bebês, evitando a exposição ao sol nos horários de risco e pelo uso de produtos específicos para a faixa etária", explica Ana Cristina Pinho, diretora do Inca.

Sinais de alerta e tipos da doença

Estar atento aos sinais do corpo é crucial para o diagnóstico precoce. Manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram, assim como feridas que não cicatrizam em quatro semanas, podem indicar o câncer de pele não melanoma.

Este tipo, mais frequente e com alta taxa de cura se diagnosticado cedo, geralmente aparece em áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.

A forma mais grave, o melanoma, embora mais rara, é mais agressiva e pode se espalhar para outros órgãos. Ele se manifesta como pintas ou sinais com formato assimétrico, bordas irregulares, mais de uma cor e que mudam de tamanho rapidamente.

Para cada ano do triênio 2023-2025, o Ministério da Saúde, por meio do Inca, estima 704 mil casos novos de câncer no Brasil. A incidência é maior nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, tanto em homens quanto em mulheres.

Prevenção e tratamento

A boa notícia é que o câncer de pele é de fácil prevenção. A principal medida é evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. O uso de protetor solar com FPS 30, no mínimo, é indispensável e deve ser reaplicado a cada duas horas, mesmo em dias nublados. Roupas, bonés e óculos de sol também são aliados na proteção.

Caso um sinal suspeito seja encontrado, a orientação é procurar um posto de saúde para avaliação. O diagnóstico é feito por um dermatologista, podendo envolver exame clínico e biópsia. A cirurgia é o tratamento mais indicado, mas radioterapia e quimioterapia podem ser usadas dependendo do estágio da doença.

A rede de saúde pública brasileira, por meio de Unidades e Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons e Cacons), garante o tratamento integral e especializado para os pacientes com câncer.

Essa política nacional de prevenção e controle do câncer, estabelecida pelo Mnistério da Saúde, determina o cuidado integral e regionalizado ao usuário.

Caso Bolsonaro

O caso do ex-presidente Jair Bolsonaro serve como um exemplo recente e de grande visibilidade sobre o câncer de pele. Em setembro de 2025, ele foi diagnosticado com um carcinoma de células escamosas “in situ” - um tipo de câncer de pele superficial e localizado -, em duas das oito lesões de pele que havia retirado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

câncer de pele Jair Bolsonao

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ex presidente foi diagnosticado em setembro de 2025
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Ex presidente foi diagnosticado em setembro de 2025
Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

Ex presidente foi diagnosticado em setembro de 2025
Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Ex presidente foi diagnosticado em setembro de 2025
Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

x