NOVO SURTO
Mais seis casos de Ebola são confirmados em Uganda
Casos foram divulgados após confirmação da primeira morte desde 2019
Por Da Redação

Novos seis casos de Ebola foram registrados nesta semana em Uganda. A informação foi divulgada após a declaração de um novo surto da doença e da morte de um homem, de 24 anos, no distrito de Mubende, na região central do país, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a organização, todos os sete casos apresentaram a cepa sudanesa do vírus, que não circulava na Uganda desde 2012. “Foram identificados 43 contatos, e 10 pessoas suspeitas de terem contraído o vírus estão recebendo tratamento no hospital regional de Mubende”, disse a OMS.
De acordo com o diretor regional de emergências, Abdou Salam Gueye, especialistas estão atuando no fortalecimento do monitoramento, diagnóstico, tratamento e das medidas de prevenção contra o Ebola.
O último surto da doença no país ocorreu em 2019, provocado pela variante do Zaire, importada da República Democrática do Congo. Os principais sintomas são febre, vômitos, sangramentos e diarreia. O índice de mortalidade pode variar entre 40% e 90%, a depender da cepa. A doença pode ser transmitida de animais infectados para humanos e por meio de fluidos corporais, quando o contágio acontece entre pessoas.
Conforme a OMS, há tratamentos e vacinas eficazes contra a doença. No entanto, o imunizante só é aprovado para proteção contra a variante do Zaire. Outra vacina eficaz contra a variante do Sudão ainda está sendo produzida.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes