PERDA DE PESO
Ozempic: Anvisa anuncia exigência para compra de canetas emagrecedoras
Agência decidiu sobre a venda de medicamentos utilizados para emagrecimentos
Por Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira, 16, que a partir de agora será obrigatória a retenção de receita médica para venda das "canetas emagrecedoras", como a Ozempic.
Além da mais conhecida das canetas, outras similares estão no mercado, como Wegovy e Saxenda. Todas utilizadas para o emagrecimento.
Leia Também:
Atualmente, este tipo de medicamento é classificado com a tarja vermelha, ou seja, somente deveria ser vendido com a apresentação da receita. No entanto, na prática, ela não tem sido exigida.
A novidade foi anunciada pela Anvisa após uma carta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na qual os médicos pediam um maior controle na prescrição desse tipo de medicamentos.
"O mercado não conseguiu dispor de meios para mitigar o uso irracional desses produtos frente a manifestações médicas recebidas", disse o diretor Daniel Pereira em seu voto.
Confira abaixo a lista dos medicamentos agonistas do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1) registrados pela Anvisa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes