Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NA MIRA

Produtos naturais e suplementos são retirados do mercado pela Anvisa

Fiscalização identificou falhas na fabricação, rotulagem e propaganda dos produtos

Andrêzza Moura

Por Andrêzza Moura

27/12/2025 - 7:36 h
Anvisa recolheu suplementos irregulares do mercado
Anvisa recolheu suplementos irregulares do mercado -

Uma série de suplementos e produtos naturais foi retirada do mercado por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após a identificação de irregularidades que vão desde falta de registro sanitário até alegações terapêuticas não autorizadas, colocando em alerta consumidores e comerciantes em todo o país.

Na determinação do último dia 16, o órgão determinou a proibição, apreensão e recolhimento de diversos produtos comercializados no Brasil por apresentarem irregularidades sanitárias. A medida atinge todos os lotes de itens fabricados pela Pharmacêutica Indústria e Laboratório Nutracêuticos Ltda., além de produtos de origem desconhecida e empresas que não atenderam às normas de fabricação exigidas.

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo a Anvisa, os produtos da Pharmacêutica deverão ser recolhidos por falta de regularização no órgão competente, presença de constituintes não autorizados em alimentos, ausência de registro sanitário para suplemento probiótico e uso de marcas e rótulos que sugerem propriedades terapêuticas e funcionais não aprovadas.

Também foi proibido e apreendido o lote 071A do suplemento Supra Ômega 3 TG 18 EPA/12 DHA + Vitamina E, da marca Global Suplementos. A decisão ocorreu após a fabricante Akron Pharma Ltda. não reconhecer o lote, que estava sendo comercializado pela plataforma Shopee. Além disso, foram identificadas diferenças relevantes em relação ao produto original, como qualidade inferior da rotulagem e acabamento inadequado.

Outro alvo da fiscalização foi a R.T.K Indústria de Cosméticos e Alimentos Naturais Ltda. EPP, que teve todos os seus produtos suspensos após apresentar resultado insatisfatório nas boas práticas de fabricação, conforme avaliação técnica da agência.

Leia Também:

A agência também proibiu todos os lotes do suplemento CANDFEMM, de empresa desconhecida. O produto não possui registro sanitário e faz alegações não autorizadas, como promessas de benefícios para a saúde vaginal e intestinal, além de propaganda irregular com afirmações como “eliminar a candidíase”, o que é vedado pela legislação sanitária.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

alegações terapêuticas anvisa apreensão de produtos falta de registro fiscalização sanitária irregularidades sanitárias produtos naturais produtos sem autorização recolhimento do mercado saúde pública Segurança do Consumidor suplementos alimentares suplementos proibidos

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Anvisa recolheu suplementos irregulares do mercado
Play

Vídeo: centenas de peixes são encontrados mortos no Dique do Tororó

Anvisa recolheu suplementos irregulares do mercado
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

Anvisa recolheu suplementos irregulares do mercado
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Anvisa recolheu suplementos irregulares do mercado
Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

x