VIRALIZOU
App polêmico promete “ressuscitar” parentes e divide opiniões
Anúncio chamou a atenção dos internautas

Um novo aplicativo vem chamando a atenção dos internautas e dividindo opiniões nas redes sociais. Em um vídeo publicado na última semana por Calum Worthy, ex-ator da Disney que interpretou Dez Wade na série Austin & Ally, ele promove o aplicativo do qual é Cofundador, o 2wai.
O que mais chocou o público é que o app oferece a possibilidade de “falar com os mortos”. No anúncio, uma mulher grávida aparece em uma videochamada conversando sobre a gestação com a própria mãe. No entanto, logo fica claro que a mãe já havia falecido.
Com uma passagem de tempo, o vídeo mostra a avó “acompanhando” o crescimento do neto através da tecnologia, criando um laço digital com a família. No final, Calum Worthy surge interpretando o filho já adulto, que liga para a avó para contar que será pai.
Leia Também:
A propaganda termina com a mensagem: “Com a 2wai, três minutos podem durar uma eternidade”. Em seguida, o vídeo questiona: “E se os entes queridos que perdemos pudessem fazer parte do nosso futuro?”.
Black Mirror já alertava
A web reagiu intensamente à proposta do aplicativo, criticando o uso da inteligência artificial para simular pessoas falecidas.
“A morte e a perda são partes normais da vida. Ao fazer isso, você está criando adultos dependentes”, escreveu um internauta. “Isso não é legal, isso é aterrorizante”, opinou outro.
Muitas pessoas compararam o app ao episódio “Be Right Back”, da série Black Mirror, lançado em 2013. “Outra coisa sobre a qual Black Mirror já alertava lá em 2013” , comentou um usuário do x.
Na trama, uma mulher utiliza inteligência artificial para manter contato digital com o namorado morto.
No Brasil, o aplicativo ainda não está disponível. Nos Estados Unidos, já pode ser baixado gratuitamente, mas seu uso completo funciona por meio de um modelo de assinatura.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




