TECNOLOGIA
Aprender inglês com IA? Veja comandos para usar o ChatGPT como professor
Prompts ajudam na prática de vocabulário, escrita, escuta e pronúncia

Ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, são aliadas em diversas áreas da vida, e no aprendizado não é diferente, visto que é possível utilizar o chatbot para aprender outros idiomas.
Ao invés de recorrer somente a listas de vocabulários e exercícios aleatórios, o usuário consegue criar conversas reais, receber correções instantâneas e montar um plano de estudo personalizado e único. Basta utilizar alguns prompts (comandos) simples e descrever o que é preciso, que a tecnologia vai trabalhar.
O principal conselho é ser específico, informar seu nível de idioma e quais os objetivos para o aprendizado, além de definir como prefere receber as explicações. Assim, o ChatGPT vira um conselheiro digital particular.
Confira a seguir 10 comandos para aprender outro idioma utilizando o aplicativo.
Use o Chat GPT para aprender outra língua
Usar para conversa diária
O usuário pode utilizar o Chat GPT como uma forma para treinar maneiras de entender como funciona uma conversa do dia a dia em outro idioma. O chatbot propõe um tema e o usuário responde, com isso, a ferramenta analisa a conversa e entrega um feedback com possíveis ajustes, correções e opções para tornar a frase mais natural.
Isso pode resultar em uma conversa menos travada e mais confiante por parte do usuário, sendo uma ótima alternativa para treino, mesmo que seja curto, entre 5 a 10 minutos.
O prompt a ser utilizado é o seguinte:
“Você é um falante de inglês nativo e amigável. Vamos conversar por 10 minutos em inglês sobre [tópico]. Por favor, corrija meus erros depois de cada mensagem e sugira como eu poderia falar de maneira mais natural.”

Detector de erros de gramática
O ChatGPT também pode tornar o estudo da gramática, que para muitos estudantes pode ser considerado chato e massante, algo mais tranquilo de se fazer, visto que o chatbot pode criar um quiz sobre variados temas. Neles a IA vai analisar e apontar os erros cometidos.
Além disso, pelos dados ficarem guardados na memória da IA, ela ainda pode criar um novo questionário focado somente em pontos onde o usuário tem dificuldade.
Leia Também:
“Crie um quiz de 10 perguntas sobre [tema gramatical]. Depois de cada resposta minha, explique o que errei e reforce a regra com um novo exemplo curto.”

Treino de vocabulário para memorização
Somado a isso, é possível que o usuário peça para que a IA crie listas explicativas sobre temas específicos, com isso, ao invés de receber somente um glossário com palavras e traduções, o ChatGPT apresenta termos separados com uma explicação em linguagem simples.
O prompt para esse treino de vocabulário é o seguinte:
“Ensine-me 15 palavras úteis sobre [tema]. Para cada palavra, inclua: significado simples, uma frase do dia a dia e um truque de memória (imagem, rima ou associação).”

Treinador de pronúncia
Um dos pontos mais difíceis de se treinar a sós é a pronúncia e a IA também consegue preencher esta lacuna. Basta enviar um pequeno áudio falando em inglês para o chatbot que ele responde com uma análise.
Vale ressaltar que a IA não substitui nenhum tipo de professor, e que para realmente se aperfeiçoar na língua, a melhor forma é realmente procurar um curso específico, mas ela é uma boa ferramenta para treino.
O prompt para o treino de pronúncia é o seguinte.
“Analise esta gravação [inserir áudio ou texto para o modelo ler]. Diga onde minha pronúncia precisa melhorar (sons específicos) e me dê 2 exercícios práticos com exemplos para treinar.”

Guia de cultura e idioma real
É possível utilizar a IA como uma forma de treinar o idioma como ele é falado no dia a dia, principalmente em conversas informais. Com isso, o Chat GPT explica o significado de algumas gírias e expressões, além de momentos adequados para essas expressões.
O comando para essa função é:
“Explique a expressão idiomática [exemplo] usada nos EUA/Reino Unido com: significado, 2 exemplos de uso e uma situação em que seria estranho usar.”

Imersão auditiva inteligente
Esta função tem a premissa de funcionar como um exercício de escuta, o famoso “listening”, com isso o usuário pede que o chat crie um áudio de um determinado nível.
Assim o chat cria um texto pronto que poderia ser convertido em áudio pela própria ferramenta, acompanhado da transcrição completa, de uma lista de palavras mais difíceis e de três perguntas de compreensão.
O comando para esta função é o:
“Crie um áudio de 2 minutos em inglês no nível [A1–C1] sobre [tema] e forneça: transcrição, lista de vocabulário difícil e 3 perguntas de compreensão.”

“Médico de texto”
O usuário ainda pode fazer comandos de textos curtos, como e-mails, legendas e pequenos parágrafos, para que a IA corrija e aprimore a escrita, com isso, o chatbot analisa o texto enviado e cria uma versão corrigida, além de apresentar os pontos onde o usuário mais erra.
Para receber essa função, basta utilizar este prompt:
“Revise este parágrafo [colar texto]. Depois: a) Corrija meus erros; b) Explique meus 3 principais problemas; c) Mostre a versão nativa/natural do texto.”

Criador automático de flashcards
Neste tópico, a IA transforma listas soltas de vocabulários em um material dinâmico de aprendizado. Inserindo as palavras preferidas para se estudar, o Chat devolve uma tabela pronta para importação para o Anki, plataforma de criação de flashcards.
O comando para esta função é o seguinte:
“Transforme essas [X] palavras em flashcards de inglês com: pergunta (frase com espaço para completar) + resposta + tradução simples. Formato compatível com Anki.”

Plano de imersão personalizado
Além do suporte para o aprendizado em si, o Chat GPT pode criar um prompt para a criação de um cronograma de curso único, montado partindo da rotina específica do usuário.
Basta informar o nível de inglês e o tempo disponível para os estudos, ai a IA apresenta um cronograma com dias de foco em gramática, outros em listening, outros em vocabulário e conversação, sempre com sugestões de conteúdos para consumir.
Para que a IA apresenta esse resultado, basta utilizar o seguinte prompt:
“Monte um plano de 4 semanas para eu estudar inglês 30 min por dia, baseado no meu nível [A1–C1]. Inclua links para: vídeos, podcasts, leitura e conversas. Atualize semanalmente com base no meu progresso.”

Checagem de progresso
Este comando é mais para entender como está seu progresso na linguagem, onde o Chat divide um grande objetivo em metas menores, como: número de textos lidos por semana, tempo mínimo de escuta em inglês, quantidade de vocabulário novo e assim por diante.
A cada semana, ele também pode gerar um pequeno estudo dirigido, ajudando o usuário a tomar um norte e seguir os pontos em que está evoluindo.
Para entender seu avanço, basta pedir que o Chart GPT faça:
“Crie uma checklist semanal para me levar do nível [nível atual] para [nível objetivo] em 90 dias, com metas pequenas, recursos sugeridos e um teste rápido semanal para medir evolução.”

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




