HIGIENE
Celular sujo pode ser foco de doenças; veja como higienizar direito
Especialistas alertam para o risco de contaminação pelo uso cotidiano do celular e ensinam como limpá-lo sem causar danos
Por Rafael Tiago

Celular pode ser foco de contaminação cruzada no dia a dia, alertam especialistas. Deixá-lo sobre a mesa do restaurante, usar logo após segurar em corrimãos ou até levá-lo ao banheiro são hábitos comuns que transformam o smartphone em um dos principais vetores de microrganismos no cotidiano.
A avaliação é de Heitor Mazziero, membro da ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), que ressalta o risco da exposição constante do aparelho a superfícies potencialmente contaminadas.
“Temos o hábito de deixá-los em bancadas, móveis, bancos de carro e até no banheiro, ambientes com diferentes níveis de contaminação”, explica o especialista.
Leia Também:
Nada de álcool em gel ou produtos clorados
Por mais que pareçam práticos, esses produtos podem danificar a tela e oxidar componentes internos do aparelho. Portanto, estão fora da lista!
Como limpar o celular de forma segura:
- Veja as dicas do especialista:
- Use álcool isopropílico 70% ou detergente neutro:
- São produtos eficazes e seguros para as superfícies sensíveis.
Aplique com pano de microfibra
- Nunca borrife o produto diretamente no celular. Coloque no pano e faça movimentos de cima para baixo, evitando os circulares (eles só espalham a sujeira!).
- Combine limpeza com desinfecção:
- Primeiro, retire a sujeira visível. Depois, use o desinfetante para eliminar os germes.
Mantenha uma rotina de limpeza:
- Idealmente, a limpeza do celular deve acontecer sempre que você lavar ou higienizar as mãos.
Dica prática: monte seu kit de higiene para celular
- Leve na bolsa ou no carro um frasco pequeno de álcool isopropílico 70% e um pano próprio de microfibra. Isso facilita a rotina e reduz riscos, principalmente em locais públicos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes