Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > TECNOLOGIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TECNOLOGIA

Novo vírus ataca WhatsApp Web e rouba senhas bancárias no Brasil

O país é o principal alvo, com 457 das 477 vítimas registradas até agora

Redação

Por Redação

09/10/2025 - 10:25 h
Vírus assume o controle do computador
Vírus assume o controle do computador -

Um novo vírus chamado Sorvepotel está atacando contas do WhatsApp Web, induzindo usuários a baixar arquivos maliciosos que podem assumir o controle do computador e roubar senhas bancárias. O malware também se replica automaticamente, enviando mensagens para contatos e grupos da vítima.

O ataque, identificado pela empresa de cibersegurança Trend Micro, utiliza e-mails como segunda forma de propagação. O nome do vírus vem de uma referência aos servidores usados pelos criminosos, que lembram a expressão “sorvete no pote”. O Brasil é o principal alvo, com 457 das 477 vítimas registradas até agora.

Tudo sobre TECNOLOGIA em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Os criminosos enviam mensagens com supostos comprovantes de pagamento ou orçamentos, pedindo que o usuário abra arquivos ZIP, que contêm comandos maliciosos. Entre os objetivos do vírus estão:

Leia Também:

Segundo a Trend Micro, o malware pode transformar o computador em um “zumbi”, recebendo comandos remotos dos atacantes, sem explorar falhas do WhatsApp. Além de ter dados roubados, o usuário corre risco de bloqueio da conta por envio repetido de mensagens consideradas spam.

O ataque tem foco em usuários corporativos, mas pode atingir qualquer pessoa que use WhatsApp Web. Para se proteger, especialistas recomendam:

  • Desativar downloads automáticos no WhatsApp;
  • Restringir downloads em dispositivos corporativos;
  • Treinar funcionários sobre arquivos suspeitos;
  • Confirmar com o remetente por outros meios se o envio foi intencional;
  • Abrir links ou arquivos apenas de contatos confiáveis.

O WhatsApp reforça que trabalha continuamente para aumentar a segurança da plataforma e protege as conversas com criptografia de ponta a ponta.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

vírus Whatsapp whatsapp web

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Vírus assume o controle do computador
Play

Megan, a "filha digital" da Bahia que revoluciona a segurança com IA

Vírus assume o controle do computador
Play

Movie Gen: veja como funcionar nova plataforma de criar vídeos da Meta

Vírus assume o controle do computador
Play

Representantes de startups discutem tecnologia na Bahia; veja o evento

Vírus assume o controle do computador
Play

Apple lança quatro modelos de iPhone 14

x