TECNOLOGIA
Trump fala sobre proibir Tik Tok nos EUA: “Eu tomarei a decisão”
Lei que pode banir o aplicativo dos EUA pode entrar em vigor neste fim de semana
Por Redação
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta sexta-feira, 17, que a lei que pode bloquear o Tik Tok no país pode entrar em vigor neste fim de semana.
Leia mais:
>> Bahia anuncia rescisão com Esportes da Sorte, patrocinador máster
>> Supremo questiona construção de muro na Cracolândia, em São Paulo
>> Prefeitura apresenta proposta para limitar trios no circuito Dodô
O presidente eleito Donald Trump afirmou em entrevista à CNN sobre o caso. "No final das contas, depende de mim, então vocês vão ver o que eu vou fazer".
A decisão foi “per curiam”, ou seja, assinada pelo colegiado por um todo e não por um juiz em específico. Não houve divergências relatadas entre os magistrados.
Essa decisão foi tomada rejeitando o recurso da plataforma, que alegava a proibição ser ilegal por violar a Constituição americana.
Ao ser questionado se ele tomaria medidas para tentar reverter a proibição pendente, o republicano disse que “tomaria a decisão”.
"O Congresso me deu a oportunidade, então eu tomarei a decisão", completou o político.
Conversas com o líder chinês
Trump também confirmou que conversou com o presidente chinês Xi Jinping, e disse que foi “uma ótima conversa sobre o TikTok e uma ótima conversa sobre muitos outros assuntos.”
Nas vésperas da proibição efetiva, o governo de Joe Biden sinalizou que deixaria a aplicação da proibição para Trump, que tomará posse na segunda-feira, 20.
Diante disso, o Tik Tok informou que pode “ficar no escuro” quando a proibição for efetivada.
De acordo com a CNN, um funcionário do governo Biden contou que o presidente democrata planeja deixar para Trump qualquer decisão de proibição.
“Nossa posição sobre isso tem sido clara: o TikTok deve continuar a operar sob propriedade americana”, explicou o funcionário do governo Biden. “Dado o momento em que ele entra em vigor em um fim de semana prolongado, um dia antes da posse, caberá ao próximo governo implementar", disse o funcionário.
Já o CEO do Tik Tok Shou Chew deve estar presente na posse de Trump, juntamente de outros CEOs de tecnologia, mostrando um possível sinal de quão sério está o novo presidente em tentar salvar o aplicativo.
Além disso, alguns no Congresso sugerem que o Tik Tok precise de mais tempo para encontrar um comprador, o presidente eleito pode encontrar apoio para tentar adiar a proibição.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes