NA ALEMANHA
Sobreviveu e se adaptou ao tempo: a cidade que continua na Idade Média
Conheça Rothenburg ob der Tauber, a cidade que manteve os costumes e a arquitetura de séculos atrás

Por Marina Branco

A ideia que a maior parte das pessoas tem da Idade Média é construída por livros, séries, filmes, mundos irreais. De Como Treinar Seu Dragão a O Senhor dos Anéis, essa época toma nosso imaginário - mas não deixa de ser real.
Em meio à Baviera, na Alemanha, uma cidadezinha parece desafiar a passagem do tempo. Cercada por muralhas centenárias e cortada por vielas estreitas, a cidade conserva uma atmosfera medieval tão autêntica que caminhar por suas ruas é como atravessar um portal histórico.
Leia Também:
É exatamente isso que sente quem viaja a Rothenburg ob der Tauber. Apesar do nome complicado, o lugar parece quase familiar, de tanto vermos ruas desse tipo nas nossas telas.
O centro antigo segue praticamente o mesmo desenho urbano que tinha há séculos atrás. Fachadas em enxaimel, torres de vigia e telhados inclinados deixam a cidade com cara de antiguidade, sem qualquer ruptura visual que lembre o turista de que ele está no século XXI.
Patrimônio visual e cultural
Mais do que edifícios intactos, Rothenburg mantém viva também sua identidade cultural. As muralhas que cercam a cidade continuam acessíveis e permitem uma volta completa ao redor do núcleo histórico, oferecendo vistas privilegiadas e a exata dimensão de como a cidade foi pensada para se proteger na época.

Lá, todas as tradições locais seguem vivas, em festivais históricos, feiras temáticas e celebrações sazonais que fazem parte da rotina e não apenas do calendário turístico, trazendo vivências da antiguidade para os dias atuais.
Natal de antigamente
Mas a cidade consegue ganhar um brilho a mais em certa época do ano. Com a chegada do natal, Rothenburg ganha projeção mundial com suas luzes suaves, decorações artesanais e o tradicional mercado de Natal que transformam a cidade em um cenário que parece saído de livros ilustrados.

Por isso, a cidade é muito associada à ideia de "clássico Natal europeu", trazendo ainda mais uma tradição à tona para quem visita.
Pontos turísticos
Entre os pontos mais visitados da cidade estão o Plönlein, uma das esquinas mais fotografadas da Alemanha, a Marktplatz, o Museu do Crime Medieval, a loja Käthe Wohlfahrt e o circuito completo das muralhas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



