VERÃO
Lavagem do Bonfim: guia completo para curtir a festa
Prefeitura de Salvador organizou esquemas especiais de trânsito e transporte, além e ações para refrescar os presentes
Por Redação
A tradicional Lavagem do Bonfim, que reúne milhares de fiéis há mais de 200 anos, acontece nesta quinta-feira, 16, em Salvador. A celebração, marcada pela forte presença de tradições e manifestações culturais, tem início com um cortejo de mais de 6 km entre os bairros do Comércio e do Bonfim. Durante o evento, fiéis cumpriram promessas e celebram o sincretismo religioso, uma característica marcante da festa, que é um dos maiores símbolos da religiosidade baiana.
Para garantir a segurança e o conforto dos participantes, a Prefeitura de Salvador organizou esquemas especiais de trânsito e transporte, além e ações para refrescar os presentes, considerando o calor intenso que pode acompanhar o evento. O Portal A TARDE preparou um guia completo com todas as informações necessárias para quem deseja participar dessa importante celebração religiosa e cultural.
>> Agenda Bonfim: atrações movimentam lado profano da Lavagem em Salvador
Toda programação fará menção ao jubileu de 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim mediante o lema “Ao teu lado sempre unidos, somos teu povo Senhor.”
História
A tradicional lavagem da Igreja do Bonfim teve início em 1773, quando os integrantes da "Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim", composta por devotos leigos, passavam a responsabilidade de limpar e ornamentar o templo para os escravizados, como parte dos preparativos para a festa religiosa. Com o tempo, a lavagem passou a ter um vínculo maior com os rituais do candomblé, especialmente na cerimônia das Águas de Oxalá. Diante dessa transformação, a Arquidiocese de Salvador proibiu que o ritual acontecesse no interior da igreja, redirecionando-o para as escadarias e o adro.
Hoje, a lavagem ocorre na quinta-feira que antecede a festa, mantendo seu caráter popular e sincrético, com a participação de muitas pessoas, incluindo baianas que despejam água de cheiro no local ao som de cânticos e toques afro-religiosos, embora com um perfil ecumênico.
A imagem do Senhor do Bonfim foi trazida de Lisboa, em 1745, por Teodósio Rodrigues de Farias, oficial da Armada Portuguesa. Após ser recebida com grande festividade, a imagem foi conduzida para a Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Itapagipe, Salvador. Em 1754, a imagem foi transferida para sua própria igreja, na Colina Sagrada, onde passou a ser considerada milagrosa, atraindo um grande número de fiéis e se tornando um importante centro de devoção popular e de peregrinação sincrética.
Alterações no trânsito
De acordo com a Superintendência de Trânsito (Transalvador), trechos da capital baiana terão alterações para a circulação e o estacionamento de veículos entre esta quarta-feira, 10, e o domingo, 14, data de encerramento das festividades ao Senhor do Bonfim. As vias por onde passam o cortejo serão bloqueadas a partir das 6h de quinta-feira, entre os bairros do Comércio e do Bonfim.
>> Lavagem do Bonfim: veja esquema de trânsito, transporte e segurança
Transporte
Para garantir o atendimento de transporte e o deslocamento dos fiéis com segurança, uma operação especial foi montada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), na quinta-feira. A população vai poder contar com o funcionamento gratuito dos ascensores Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Pilar, Elevador do Taboão e o Plano Inclinado Liberdade/Calçada.
O Gonçalves, que liga o Pelourinho ao bairro do Comércio, funcionará das 6h às 19h; o Pilar, que liga o Santo Antônio Além do Carmo à Rua do Pilar, também no Comércio, vai funcionar das 6h30 às 18h; o Elevador do Taboão, que também liga o Pelourinho ao bairro do Comércio, funcionará das 6h30 às 18h e o Plano Inclinado Liberdade/Calçada vai funcionar das 6h às 19h.
>> Lavagem do Bonfim: confira esquema de transporte em Salvador
A operação de transporte por ônibus será realizada das 6h de quinta-feira à 0h de sexta-feira, 17, com linhas para diversos pontos da cidade e prolongação de alguns horários de saída. Em razão dos bloqueios de trânsito, as linhas de ônibus que trafegam pela região da festa terão o itinerário modificado.
Além disso, serão disponibilizados 46 ônibus da frota reguladora entre o Largo do Papagaio e a Estação da Lapa, que entrarão em operação caso haja demanda. Os coletivos que normalmente atendem a região do bloqueio serão desviados pelas equipes da Semob.
Segurança
O serviço de segurança da tradicional lavagem vai contar com dois mil policiais e bombeiros, além de 102 câmeras, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP). As medidas de segurança vão contar com drones, postos elevados de observação, embarcações, aeronaves, viaturas (carros e motocicletas) e postos.
Travessia de Ferry-boat e lanchinhas
Devido ao deslocamento de passageiros da Ilha de Itaparica para participar da Lavagem do Bonfim, oito lanchas vão atuar na travessia Mar Grande - Salvador na quinta-feira, 11. No dia a dia, quando o fluxo de passageiros é menor, o sistema opera com seis embarcações e outras duas ficam em stand-by.
>> Lavagem do Bonfim: ferry-boat conta com acesso exclusivo para veículos
Segundo Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), as embarcações vão sair a cada meia hora ou a cada 15 minutos, conforme o fluxo de passageiros. A travessia vai começar 5h em Mar Grande e 6h em Salvador. As viagens entre a capital baiana e a Ilha de Itaparica duram cerca de 40 minutos.
Algumas vias por onde passam o cortejo serão bloqueadas a partir das 6h de quinta-feira como a Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia.
O funcionamento do ferry-boat será normal, das 5h às 23h30, com quatro embarcações e saídas nos horários regulares, de hora em hora. As informações são da Internacional Travessias, responsável pelo serviço. Durante os festejos, o acesso de veículos ao Terminal do Ferry-boat em São Joaquim, na capital baiana, será por meio de via exclusiva.
Carros-pipa para refrescar
Com a previsão de temperatura de 30ºC, conforme informação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cinco carros-pipa vão refrescar os fieis que vão participar da Lavagem do Bonfim, em Salvador. A medida, segundo a prefeitura de Salvador, ocorre devido ao calor do verão soteropolitano, que pode resultar em casos de mal estar e desidratação, já que uma multidão deve acompanhar o cortejo.
Distribuição de protetores solares e água mineral
A prefeitura da capital baiana informou que sachês de protetor solar serão distribuídos e pontos de dispenser serão instalados. A climatização também vai contar com microaspersores e de umidificadores de ar em locais estratégicos do percurso, que não foram informados. As medidas de contenção são justamente para amenizar a sensação térmica durante a festa.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia vai distribuir cerca de 30 mil copos de água mineral durante o percurso da festa da Lavagem do Bonfim, que serão disponibilizados nos postos da corporação na Conceição da Praia, na Calçada, Roma e Bonfim. Além disso, no Posto Almeida Couto (PAC), no Calçada, uma viatura do Corpo de Bombeiros vai permanecer pulverizando água nos fieis. A viatura Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS) tem capacidade para 5 mil litros de água.
Rede SAC
A Rede SAC alterou o funcionamento de três postos nesta quinta-feira, 16,em função dos festejos da Lavagem do Bonfim. O SAC Comércio e o SAC Uruguai estarão fechados e, o SAC Liberdade irá funcionar de 8h às 16h. Nesta data o SAC Móvel funciona normalmente em dois locais de Salvador: Ferreira Costa Paralela e Hospital do Subúrbio com atendimento das 7h30 às 17h para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) que deve ser agendada previamente no app BAGOV ou em www.ba.gov.br
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes