VERÃO
Terceira idade marca presença na Lavagem do Bonfim
Festa acontece nesta quinta-feira, 16
Por Isabela Cardoso e Rebeca Nascimento
Uma festa ecumênica cheia de cultura e tradição, a Lavagem do Senhor do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira, 16, atrai diferentes públicos e com a terceira idade não foi diferente. Pessoas com mais de 60 anos marcaram presença para renovar sua fé, sejam os devotos do catolicismo, sejam os de matrizes africanas.
Leia mais:
>> “Manifestação maravilhosa”, diz Margareth sobre Lavagem do Bonfim
>> Lavagem do Bonfim: Bruno Monteiro ressalta força das tradições da Bahia
>> Artistas celebram Lavagem do Senhor do Bonfim: “Quem tem fé vai a p锓A gente pede renovamento, o ano que começa, pra gente aguentar, pedir à Senhor
do Bonfim que ele nos sustente até 2026. São trinta anos aqui, vindo pedir a proteção, eu só deixo de vir se for de muleta e mesmo assim vou querer continuar”, disse o morador Edmundo de Jesus, de 60 anos, que frequenta a festa há cerca de 30 anos.
Dona Maria Conceição, de 72 anos, celebrou o momento. "A paz, a tranquilidade, aqui é o momento de festejar mas é um momento de pedir bençãos alegres e trazer uma benção. A gente pede ajuda e a gente vem agradecer maravilhada".
Além de orações católicas, o evento conta com manifestações de religiões de matrizes africanas e elementos do sincretismo religioso, em uma caminhada de mais de seis quilômetros de cortejo entre os bairros do Comércio e do Bonfim.
“A gente dá um banho de folha pedindo paz, saúde e prosperidade para com os devotos de Senhor do Bonfim, que no Candomblé é Oxalá, que é todo de branco, é o pai de todos os orixás. Então, é um banho de arruda, um banho de arroz, água de cheiro, pedindo só energias positivas”, afirmou o Pai de Santo, Roberto.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes