AUTOS
Super-recarga da BYD promete carregar carro em 5 minutos no Brasil
BYD confirmou que Brasil vai receber dispositivo
Por Daniel Genonadio

A BYD confirmou que o seu sistema super rápido de recarga vai chegar ao Brasil. O dispositivo foi apresentado no mercado internacional em meados de março e promete entregar 400 km de autonomia em apenas 5 minutos, tornando a recarga completa do carro elétrico tão rápida quando abastecer um veículo a gasolina.
O Brasil, conforme a BYD, será o primeiro país das Américas a ter o sistema. No entanto, a empresa ainda não confirmou quando exatamente a tecnologia fará sua estreia.
Projetado a partir da Super e-Platform, o dispositivo visa reduzir drasticamente o tempo de carregamento dos veículos elétricos, garantindo potência de carregamento de 1 megawatt (ou 1.000 kW) e entregando velocidade de carregamento máxima de 2 km por segundo.
Leia Também:
A BYD argumenta que a velocidade de carregamento é a maior em pico em todo o mundo, sendo pelo menos três vezes mais rápido que o Supercharged da Tesla. No entanto, para chegar nesse patamar se faz necessárias necessárias tensão e corrente muito altas.
A Super e-Platfom estreou nas novas gerações dos modelos Han e Tan, ambos com motores de 580 kW, velocidade máxima de 305 km/h e aceleração de 0 a 100 km em apenas 2,7 segundos.
Os modelos da BYD compatíveis com a Super e-Platfom eceberam reforços significativos na bateria, motor, sistema de alimentação, ar-condicionado e outros. Além disso, contam com chips de potência de carbeto de silício (SiC) — os primeiros do tipo usados em veículos de produção em série.

Do mesmo projeto da Super e-Platform, a BYD também desenvolveu o Megawatt Flash Charger, carregador com potência de 1000 kW compatível com veículos elétricos com sistema de 1000 V. É o primeiro do tipo no mundo com resfriamento líquido e um dos responsáveis pela façanha dos 400 km de autonomia em apenas 5 minutos.
A estreia do Megawatt Flash Charger será na China, onde a BYD pretende instalar mais de quatro mil unidades do tipo em diversas regiões.
Já no Brasil, o dispositivo será instalado na fábrica da empresa em Camaçari (BA) como forma de demonstrar a aplicação da tecnologia. Sendo assim, não será um carregador público.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes