PROJETOS SOCIAIS
Ações de voluntariado beneficiam mais de 1,6 mil pessoas na Bahia
Iniciativas da Braskem em 2025 envolveram saúde, meio ambiente e educação

Por Redação

Inspiradas pela ideia de que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações, as ações de voluntariado promovidas pela Braskem na Bahia ao longo de 2025 impactaram diretamente mais de 1,6 mil pessoas. As iniciativas envolveram campanhas de doação de sangue e cadastro de medula óssea, ações ambientais, melhorias em instituições sociais e projetos voltados para crianças em situação de vulnerabilidade.
Um dos destaques do ano foi a participação de equipes baianas na Gincana do Voluntariado 2025. Em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, voluntários da equipe Sempre em Frente atuaram no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), mantido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Durante a ação, o grupo revitalizou o viveiro de plantas da instituição, realizando atividades como capinagem, confecção de tinta orgânica com argila, pintura, montagem da estrutura do viveiro com instalação de sombrite e cobertura, além do plantio de diversas mudas.
Além da intervenção física, os voluntários também promoveram uma oficina sobre práticas sustentáveis, despertando o interesse de crianças e adolescentes pela preservação ambiental. A iniciativa beneficiou cerca de 1,2 mil pessoas e garantiu à equipe o prêmio nacional na categoria “Maior Número de Beneficiários Diretos”. O valor de R$ 10 mil recebido como premiação foi integralmente doado à instituição.
A coordenadora pedagógica do CESA, Rita Fróis, ressaltou o impacto positivo da ação no cotidiano da escola. “O novo espaço alimenta o Sistema Agroflorestal da escola e possibilitou ter ações e atividades mais efetivas com os alunos e comunidade escolar”, afirmou.
Outra equipe da Bahia também foi reconhecida na gincana. A Laços de Solidariedade realizou uma série de melhorias estruturais na Creche Esperança II, em Camaçari, beneficiando diretamente 144 crianças atendidas pela instituição.
Para Ruth Oliveira, líder do Programa de Voluntariado da Braskem na Bahia, as ações reforçam o papel social da companhia. “É inspirador ver equipes inteiras dedicando seu tempo e conhecimento para causas sociais, educacionais e ambientais, gerando resultados concretos e sustentáveis. Essas ações conectam nossos integrantes às comunidades onde atuamos, ampliam a consciência sobre nosso papel social e fortalecem o trabalho em equipe”, destacou.
Leia Também:
No campo da saúde, julho foi marcado pelo Mutirão Pela Vida, realizado na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Salvador. Voluntários da Braskem, além de parceiros, familiares e amigos, participaram da doação de sangue e do cadastro de medula óssea. Ao todo, cerca de 36 pessoas foram beneficiadas, considerando que cada doação pode salvar até quatro vidas, além da inclusão de dois novos cadastros de medula óssea.
Entre os participantes estava Laís Almeida, responsável técnica do Laboratório de Controle de Qualidade da Braskem. “Decidi ser doadora pela percepção de que podemos fazer algo pelo outro, então tento fazer minha parte. Sei que é pouco diante de todos que precisam, mas se cada um fizer um pouquinho, teremos um mundo melhor”, disse Laís, doadora regular desde 2018.
As ações ambientais também ganharam espaço em 2025. No Dia Mundial de Limpeza, celebrado em 20 de setembro, voluntários participaram de mutirões nas praias de Piatã, em Salvador, e Arembepe, em Camaçari. A iniciativa, promovida pelo Sindiplasba em parceria com a Braskem e a Naturalle, com cooperação técnica da startup Solos, resultou no recolhimento de 166 quilos de resíduos. Além da limpeza, os voluntários dialogaram com comerciantes e frequentadores sobre economia circular, reciclagem, descarte correto de resíduos e consumo consciente.
O encerramento do ano foi marcado por ações voltadas ao Natal. No dia 2 de dezembro, 100 crianças em tratamento oncológico no Hospital Aristides Maltez, em Salvador, receberam presentes e participaram de momentos de descontração. Já no dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, outras 165 crianças, entre 3 e 6 anos, atendidas pela creche da Associação Paulo Tonucci (APITO), em Camaçari, também foram presenteadas por meio da arrecadação feita pelos voluntários da Braskem. Parte dos integrantes participou da caravana do Papai Noel, responsável pela entrega dos presentes.
A coordenadora de voluntários do Hospital Aristides Maltez, Maria de Fátima Azevedo Pereira, destacou a relevância da iniciativa para os pacientes. “Muitas daquelas crianças não têm condições de comprar presentes, então uma ação como esta, com a presença do Papai Noel, mobiliza a todos, traz um clima diferente tanto para nossos pacientes, quanto aos funcionários, ameniza o sofrimento, aumenta a autoestima e inclusive estimula o sistema imunológico”, afirmou.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



