SAÚDE
Ampliação da saúde na Bahia marca cerimônia de 50 anos do Monte Tabor
Fundada em 1974 pelo professor e sacerdote italiano D. Luigi Maria Verzé, a instituição também atua nas áreas da educação e assistência social
Por Da Redação
Para comemorar os 50 anos de promoção de serviços à saúde e educação através de uma rede pelo estado da Bahia, o Monte Tabor, Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, promoveu no domingo, 25, um evento com o mote “Ide, Ensinais e Curai” para celebrar o alcance da instituição à população baiana.
O evento aconteceu às 11h, e reuniu a presidente do Monte Tabor Laura Ziller e figuras públicas como o Cardeal Arcebispo Dom Sérgio da Rocha, o vice-governador Geraldo Júnior, a diretora médica Liliana Ronzoni e o secretário de Saúde do município, Alexandre Reis.
Para o diretor executivo do Monte Tabor, Dioney Mascarenhas, as ampliações de serviço de saúde e educação trouxeram inovação para a Bahia, e representam a utilização de novas tecnologia para a sociedade baiana.
“Esse acesso a tecnologia foi uma grande novidade quando Monte Tabor chegou aqui. Quando chegou aqui, fez o laboratório de análises clínicas e toxicologia que não existia, que foi apoio importante para o polo petroquímico de Camaçari mensurar quais eram os níveis de toxicidade em colaboradores. Década de 80 inaugurou um ambulatório multiespecialidades. Nos anos 90, inaugurou o Hospital São Rafael, que trouxe um conceito de medicina de excelência. Esse 50 anos é um grande marco pra poder dizer pra gente e pra sociedade que tudo aquilo que foi feito até então valeu a pena e que a gente está próximo pronto para poder enfrentar os próximos”, disse ele.
Leia também
>> Monte Tabor investe em voluntariado e pesquisas
>> Monte Tabor completa 50 anos com eventos em Salvador
>> Monte Tabor chega a 50 anos, ampliando acesso a saúde e educação na Bahia
Atualmente, em Salvador, os serviços são promovidos pelo Luigi Verzé Ambulatório Social, poliambulatório multiespecialidades com atendimento gratuito feito por médicos e profissionais de saúde, todos eles voluntários, e o BENJAMIM – Centro Tratamento de Úlceras e Doenças Venosas.
Além da capital baiana, o Monte Tabor corresponde a Missão Barra, que leva assistência de saúde à população dos vilarejos da região semiárida do município de Barra, a 700 km de Salvador.
Como Organização Social, o Monte Tabor colaborou com o Estado da Bahia e as Prefeituras de Salvador e de Barra na gestão e administração de estruturas públicas, como o Hospital Deputado Luís Magalhães, em Porto Seguro, o Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, a Unidade de Emergência São Marcos, em Salvador e o Hospital Municipal Ana Mariani, em Barra.
Próximos passos
O diretor disse ainda que a instituição continua com o objetivo de promover saúde, educação e assistência social, dessa vez, ampliando o uso da tecnologia e da Inteligência Artificial.
“Nós temos junto com uma startup uma parceria para produção de software para predição do comportamento das feridas dos nossos pacientes O paciente muitas vezes chega na nossa instituição com aquelas feridas grandes e que a gente trata fazendo curativos especiais, mas a gente verificou que um percentual pequeno dessa população não tenha ferida fechada. O uso da inteligência artificial vai fazer com que a gente já na primeira consulta a gente tire uma foto daquela ferida, a inteligência artificial vai entender aquela ferida e vai dizer se aquele paciente é um paciente que evolui, que vai evoluir pro tratamento convencional ou se ele precisa de um outro tipo de terapia.
História
Fundada em 1974 pelo professor e sacerdote italiano D. Luigi Maria Verzé, a instituição atua nas áreas da saúde, educação e assistência social, desenvolvendo programas que visam promover o desenvolvimento humano e social.
Em 1980 foi inaugurado o Laboratório de Patologia Clínica e Toxicologia. Em 1985, além do Ambulatório, foi inaugurada a Igreja São Rafael, como atividade eclesial e social. Após isso vem o Hospital São Rafael (HSR), em 1990. Alguns anos depois o Monte Tabor construiu a Igreja São Judas Tadeu e também a Creche Amor ao Próximo, que fica no bairro de Nova Esperança, em Salvador.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes